A Ecopistas, concessionária responsável por administrar o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, inicio esta semana as obras de recuperação do pavimento na rodovia Ayrton Senna com a utilização de asfalto borracha.
Cerca de 450 toneladas de asfalto borracha serão usados para recuperar, inicialmente, sete quilômetros de pistas. A primeira intervenção acontecerá entre os quilômetros 12 e 19 (região entre São Paulo e Guarulhos), no sentido Interior. Até o dia 13 de outubro, no período entre as 22h e 5h, de segunda a sexta-feira, as faixas da direita ficarão bloqueadas para a realização dos trabalhos.
O asfalto borracha foi descoberto em 1963 pelo americano Charles H. MacDonald, ao adicionar borracha moída de pneus à mistura asfáltica. Cerca de 40% mais resistente do que o pavimento convencional, o alfalto borracha é mais confortável para o usuário, uma vez que provoca menos ruído, e tem maior aderência, o que evita derrapagens e reduz o “spray” causado pelos pneus em dias de chuva.
Além de ser mais resistente a trincas e deformações, o pavimento também atende à política de preservação ambiental da concessionária, uma vez que o material reciclado colabora com a diminuição de resíduos prejudiciais ao ambiente. Uma faixa de um quilômetro de asfalto borracha utiliza de 400 a 500 pneus. Além de melhorar a qualidade do asfalto, a Ecopistas reaproveitará, neste primeiro momento, cerca de 3.500 pneus inutilizados.
Até o final do ano, já estão previstas as revitalizações de mais dois trechos administrados pela Ecopistas com o asfalto borracha. O primeiro acontecerá em ambos os sentidos da rodovia Hélio Smidt, do quilômetro zero ao 2,4 e, posteriormente, na região entre Itaquaquecetuba e Guarulhos, do quilômetro 32 ao 25, sentido São Paulo. Ao final de três anos, todas as rodovias administradas pela Ecopistas serão revitalizadas com a utilização da nova tecnologia.
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