Versão 2007 do projeto atenderá municípios do Rio Grande do Sul e contará com fóruns discussão de problemas ambientais envolvendo secretarias de cultura, educação e saúde
A Ecovias e o Grupo EcoRodovias, holding que administra a concessionária, realizam, no dia 20 de março, às 10 horas, na Praça Mário Covas, no Guarujá, a festa de relançamento do Ecoviver, projeto social de educação ambiental, que entra em sua segunda edição. Na ocasião, haverá um show com a banda Bate Lata, criada em 1996, na periferia de Campinas, e reconhecida nacionalmente pela criatividade de seus instrumentos, feitos com material reciclado.
Sempre com o objetivo de chamar a atenção de crianças e educadores para os problemas causados pela geração e acúmulo de lixo, a versão 2007 do Projeto Ecoviver conta com novidades no sentido de adaptá-lo à realidade das cidades atendidas. Um dos primeiros passos nessa direção é a integração da coordenação do projeto com as secretarias de Cultura, Educação e, principalmente, de Saúde das cidades atendidas. Para isso, será realizado na Baixada Santista um fórum de discussão envolvendo as secretarias de todos os municípios que participarão do projeto.
A proposta é trocar experiências em cada uma dessas áreas, explica Artaet Martins, assessor de meio ambiente do grupo EcoRodovias. Precisamos saber como cada uma dessas secretarias trabalha a questão do lixo, completa. O aumento da carga horária dos workshops de capacitação dos educadores na segunda fase do projeto, aliado à realização de palestras constantes, mesmo após a visita do caminhão itinerante, são outras novidades dessa edição.
Em São Paulo, as atividades estarão mais concentradas na Baixada Santista. Entre as quatro cidades atendidas esse ano, três estão na região. O município do Guarujá, o primeiro a ser visitado pela Estação Ecoviver, receberá o projeto pela segunda vez. No ano passado, a cidade foi prejudicada pela chuva e pelo calendário da Copa do Mundo da Alemanha. Santos e Praia Grande, que participam do projeto pela primeira vez, receberão a Estação respectivamente de 27 a 30 de março e de 10 a 13 de abril. Com essa programação, o Ecoviver fecha um ciclo, pois até o final de 2007 terá passado por todas as cidades da Baixada Santista na área de influência do Sistema Anchieta-Imigrantes. Completando a lista de cidades paulistas que receberão o Ecoviver, está Diadema, que participará pela segunda vez das atividades, entre os dias 2 e 5 de abril.
No Paraná, área de atuação da Ecovia, concessionária do grupo EcoRodovias que liga Curitiba ao Porto de Paranaguá, o projeto atenderá os municípios de Antonina e Pontal do Paraná. O Rio Grande do Sul receberá o Ecoviver pela primeira vez. No trecho administrado pela Ecosul, empresa do grupo que administra as rodovias que dão acesso ao Porto de Rio Grande, as cidades selecionadas foram Pelotas e Rio Grande.
Iniciado em maio de 2006, com o tema Lixo Também Pode Virar Arte, o Ecoviver visitou oito cidades e atendeu mais de 37 mil alunos nos estados de São Paulo e Paraná. O primeiro contato com os moradores dessas comunidades é feito por um caminhão itinerante, chamado Estação Ecoviver, que por meio de atividades lúdicas, como gincanas, peças teatrais e oficinas desperta nas crianças a necessidades da busca de soluções para o problema do lixo e da preservação do meio ambiente. Numa segunda etapa, os alunos desenvolvem, em suas escolas, trabalhos artísticos com o objetivo de apresentar soluções para o lixo descartado indevidamente no meio-ambiente. Durante o desenvolvimento do projeto, os professores também são treinados para inserir o tema ?educação ambiental? no currículo escolar.
Pesquisas de satisfação, realizadas com professores das escolas envolvidas, comprovam o sucesso do projeto. Em 2006, o Ecoviver contou com a participação de 37 mil alunos e 805 professores e diretores de escolas públicas. Desses, 98,61% consideraram o projeto ótimo e bom, sendo que o índice de resultado ótimo foi de 86,76%.
Serviço:
Projeto Ecoviver
Praça Mario Covas
Guarujá
Horário: 10 horas
Data: 20 de março (terça-feira).