BARRA DO PIRAÍ – O edital de privatização da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) foi tema de encontro ontem, às 14 horas, no Sesi da cidade. Participou da reunião o superintendente da Exploração da Infra-estrutura da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Serman, junto com autoridades e representantes de entidades comerciais.

Durante o encontro Serman anunciou que o edital oficial sairá esta semana, dizendo ser essa a determinação. “Já houve adiantamentos e hoje a determinação é lançar o mais rápido possível o edital”, disse, acrescentando que o edital está sendo analisado desde 2005 e que a expectativa e de não haver mais atrasos.

Quanto às reivindicações pedidas, como duplicação da estrada e aumento do número de passarelas, nenhuma novidade foi falada. O trecho em questão vai de Barra Mansa a Além Paraíba e para todo esse trecho só estão previstos no edital seis passarelas, quatro localizadas em Volta Redonda.

Serman destacou que a população deve pensar nos benefícios que a privatização vai trazer. “As pessoas só pensam no valor que será pago no pedágio, mas devem analisar a economia na manutenção de seus veículos, a redução do tempo de viagem, entre diversos outros pontos positivos”, analisou.

Contrariando o positivismo de Serman, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, José Marcos Rodrigues, o Zito, destacou os impactos econômicos que isso trará para a região. “Hoje são mais de seis mil estudantes que utilizam diariamente a estrada, o comércio sairá perdendo, e esse impacto econômico não foi levado em conta”, considerou.

O valor a que a tarifa pode chegar, segundo Serman, é de R$ 4,03.

Os presentes declararam que não são contra a privatização, mas sim a forma como está sendo colocada, como disse o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (AciapV-R), Carlos Alberto dos Santos. “Estamos buscando uma melhor forma para não prejudicar ninguém e tentar baixar tarifas”, disse.

Mobilização tentará reunir população e forças
Após o encontro, os presentes resolveram realizar uma mobilização dia 24, às 14 horas, em Barra do Piraí, no bairro Belvedere. A ação pretende unir tanto a população quanto as forças políticas e comerciais da região.

Para o presidente regional da Firjan, Henrique Nora, essa é a última oportunidade de as prefeituras se unirem e demonstrarem a preocupação com o desenvolvimento da região. “Se todas as prefeituras se unissem e lutassem a causa ganharia mais peso”, disse.

Após a mobilização as autoridades e representantes seguirão para o Sesi, onde vão debater questões e buscar soluções. “Queremos reunir o máximo de forças possíveis, só assim obteremos algum resultado”, concluiu o presidente da Aciap-VR.