Uma das tantas tragédias nas rodovias brasileiras Foto: Reprodução/Redes Sociais

Você acredita nos números de mortos e feridos no trânsito da ONU e OMS?

Neste domingo(19), Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, vale a pena refletir sobre alguns dados. Em 2010, a United Nations e a World Health Organization lançaram a Década de Segurança Viária, cujo objetivo era reduzir em 50% os mortos e feridos no trânsito mundial entre 2011 e 2020.

Naquela época, anunciavam que 1,3 milhão de pessoas morriam no trânsito. Em 2015, na Conferência de Brasília, repetiram os mesmos números e mantinham a  meta.

Em 2020, na Conferência de Estocolmo, lançaram a nova Década com as mesmas metas de redução de 50% nas mortes devido a acidentes de trânsito entre 2021 e 2030. As mortes continuavam sendo 1,3 milhão e 50 milhões de feridos.

Em maio de 2023, a ONU divulgou uma notícia sobre o tema e voltou a mencionar o número de 1,3 milhão. O mesmo ocorre agora com a celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, em 19 de novembro.

Afinal de contas, o que fazem de fato os responsáveis pela redução da violência no trânsito nos organismos internacionais? Será que todo o dinheiro investido na manutenção desses profissionais compensa?

Fica evidente nas estatísticas sobre a violência no trânsito que não estão trabalhando muito para atualizar os dados. Não é possível que os números sejam os mesmos 13 anos depois.

A conclusão é que nos organismo internacionais, assim como nos nacionais, as estatísticas sobre a violência no trânsito não são tratadas com seriedade.

Rodolfo Rizzotto – Editor e um dos fundadores da TrânsitoAmigo, entidade de vítimas de trânsito.

2 COMENTÁRIOS

  1. De fato, é no mínimo curioso este “congelamento” nos dados divulgados pela OMS.
    Chegamos a triste conclusão que o tema não é tratado com a importância e a responsabilidade que merece.

  2. É decepcionante o descaso não só do Poder Público bem como por parte da sociedade em geral! “Mortes no Trânsito não importam “!!!
    Como pai de vítima deixo aqui o meu pedido/alerta:”NÃO ESPERE AÇÕES POR PARTE DAS AUTORIDADES!
    A SEGURANÇA NO TRÂNSITO, COMEÇA POR VOCÊ!
    A VIDA AGRADECE!!!

Comentários encerrados