Uma obra esperada há pelo menos oito anos, em Joinville, finalmente saiu do papel e será inaugurada no início do mês. O eixo de acesso sul da BR-101 foi concluído e promete ser a peça chave para o desenvolvimento da região sul de Joinville, potencializando o distrito industrial sul, bem como o principal acesso para o campus norte da Ufsc, a ser instalado na Curva do Arroz, às margens da BR-101.

O projeto do eixo de acesso sul foi inicializado ainda no governo Fernando Henrique, em 2000. Estimado em R$ 11 milhões, o projeto foi concluído pelo Ippuj – Instituto de Pesquisa e Planejamento de Joinville. De lá para cá, muitos fatores contribuíram para tardar uma das mais importantes obras rodoviárias da cidade, entre elas a inclusão de novos aditivos, mudança de governo, em 2003, paralisação das obras, fiscalização e erros no projeto inicial, falta de asfalto, falta de saibro, desmembramento de terrenos em Joinville, furto de materiais e placas.

Conforme dados do Dnit – Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes -, a obra foi finalizada com recursos que ultrapassaram R$ 21 milhões.