EIXO SUSPENSO: Segundo a ViaCosteira, verificação de cada veículo será feita automaticamente pela placa, por meio da utilização das câmeras nos pedágios. Ao passar pela pista, a placa é lida pelo sistema que, integrado com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual identifica se existe MDF-e aberto ou não. Foto: Aderlei de Souza/Ilustrativa

De acordo com a concessionária ViaCosteira, responsável pela rodovia, medida entra em vigor a partir de 0h, nas quatro praças de pedágio

A partir de 0h desta segunda-feira (15), os eixos suspensos de caminhões carregados passam a ser cobrados integralmente na rodovia BR-101/Sul/SC nas quatro praças de pedágio.

Segundo a concessionária, a cobrança será feita aos caminhões e carretas com Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) ainda em aberto no sistema da Secretaria da Fazenda Estadual. A medida atende à legislação específica sobre assunto, prevista pelo Ministério da Fazenda e fiscalizada por meio das Secretarias Estaduais, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Ainda de acordo com a ViaCosteira, a verificação de cada veículo será feita automaticamente pela placa, por meio da utilização das câmeras localizadas nas praças de pedágio. Ao passar pela pista, a placa é lida pelo sistema que, através da integração com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identifica se existe MDF-e aberto ou não. Em caso positivo, mesmo que o veículo possua algum eixo suspenso, a cobrança será feita pela totalidade de eixos do veículo, independente se estejam tocando o solo ou não.

Segundo a concessionária, a cobrança também será feita aos veículos que utilizam a passagem automática. Durante a passagem pelo leitor do tag, o sistema consulta automaticamente a situação da carga e o débito é feito correspondentemente. Dessa forma, se faz ainda mais necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no MDF-e para evitar cobranças indevidas. Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso.

Mais informações sobre cobrança e isenção de eixos suspensos podem ser obtidas pelo telefone 166 da ANTT.

Para saber sobre a localização das praças de pedágio e/ou balanças basta ligar no telefone 0800 255 55 50, no site www.ccrviacosteira.com ou pelo WhatsApp (48) 3211-3130.

6 COMENTÁRIOS

  1. Não vai demorar para que seja cobrado pedágio do pneu de estepe

  2. Da um desânimo de saber q a ANTT liberou esse tipo de coisa pois não acho correto uma carreta tipo no meu caso que pode levar 32 ton estar carregado com 5 ton podendo tranquilamente suspender dois eixos e ter que pagar por todos eixos…. Até aonde vamos com os órgãos do governo apoiando os ricos ficarem cada vez mais ricos…

  3. Somos um povo submisso, os governos e empresas são assaltantes e os cidadãos, corruptos tentando recuperar parte do que lhe foi subtraído.
    Pra frente Brazil

  4. Está na hora de começarmos a cobrar essas empresas que são agraciadas pelo governo uma melhor condição de preservação das pistas.

    • A empresa é privada Jovem. Não é do atual Governo Federal.
      Essa vergonha vai passar no crédito ou débito.
      Veja qual é Governo do estado, deve ser do “PT”… depois fale a vontade.

Comentários encerrados