Insatisfeitos com a reeleição do prefeito Rovério (PV) supostos partidários do candidato derrotado (Miltinho Aragão – PSB) fizeram um grande protesto em São Mateus, distante 180 km de São Luís.

A onda de protestos começou por volta das 17h. A causa foi a disputa eleitoral naquele município, que foi polarizada entre o candidato Francisco Rovélio Nunes Pessoa, o Coronel Rovélio (PV), e Hamiltom Nogueira Aragão, o Miltinho Aragão (PSB). O primeiro venceu o pleito com 9.486 votos (50,06%). O segundo conquistou 9.464 votos (49,94%). A diferença foi de apenas 22 votos, ou 0,12% dos votos válidos.

Por conta disso, militantes partidários do PSB, insatisfeitos com o resultado, saíram às ruas em protesto. Eles bloquearam a rodovia BR-135 com um piquete de pneus incendiados. Em seguida, partiram para a sede da Prefeitura e da Câmara Municipal, apedrejando os dois prédios, incendiando-os em seguida. Já no cair da noite de ontem, os manifestantes se aglomeraram em frente ao Fórum Eleitoral, ameaçando-o de incêndio também.

O juiz Marco Aurélio Barreto Marques, da Comarca de São Mateus, teve que deixar às pressas da cidade para informar o fato à Justiça Eleitoral e aos órgãos de segurança pública. “Os próprios candidatos e seus partidários insuflaram a população a esse ato de vandalismo. Eles acham que se destruírem as urnas eletrônicas vão conseguir forçar uma nova eleição”, disse o juiz.