Serviço de reparo está sendo realizado entre Brejo Grande do Araguaia e São Domingo do Araguaia, que tem extensão de aproximadamente 60 km. Dnit informou que está trabalhando nos segmentos que compreendem os municípios de São Domingos do Araguaia, na BR-153/PA, e do Brejo Grande do Araguaia, na BR-230/PA
A presença de buracos e deformações em pavimentos de estradas brasileiras não é novidade para os milhares de usuários que trafegam dia após dia pela malha viária do País.
A reclamação de décadas desses mesmos usuários é a de que os governos (municipais, estaduais, federal e do Distrito Federal) – e agora, mais recentemente, e as concessionárias privadas – não cumprem com suas obrigações, que é a de manter em bom estado de conservação as estradas.
O portal Estradas recebe diariamente mensagens de seguidores que reclamam das condições das rodovias em várias partes do Brasil. Nem sempre a resposta que chega dos responsáveis é a esperada pelos reclamantes.
Nesta quinta-feira, 16 de março de 2023, a reportagem recebeu mais uma reclamação de um usuário que reportou o péssimo estado de conservação da BR-230, no Estado do Pará.
De imediato, a reportagem entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para saber a posição* oficial da Autarquia referente à rodovia.
Redes sociais
Numa das páginas de redes sociais do Dnit, foi possível observar que a Autarquia está realizando serviços de tapa-buracos na BR-230, entre Brejo Grande do Araguaia e o trevo de acesso a São Domingos do Araguaia, no Estado do Pará.
Conforme consta no texto da postagem, o trecho recebeu serviços de enrocamento** de pedra, tapa-buracos, remendo profundo e reciclagem com adição de brita.
Posição do Dnit
O Estradas aguarda a posição oficial do Dnit referente às obras de melhorias na Transbrasiliana (BR-230).
Às 14h30, desta quinta-feira (16), por meio de sua assessoria de Comunicação, o Dnit respondeu. Veja na íntegra:
“O DNIT informa que os segmentos que compreendem os municípios de São Domingos do Araguaia, na BR-153/PA, e do Brejo Grande do Araguaia, na BR-230/PA, contam com contrato ativo de manutenção. Ressaltamos que as rotinas dos trabalhos voltados às melhorias das vias ocorrem diariamente em ambas as extensões rodoviárias. Quando há a identificação de pontos críticos ao longo do trecho as empresas contratadas são mobilizadas para executar a recuperação.
Ambos os corredores rodoviários têm recebido neste primeiro trimestre do ano investimento por parte do governo federal, além de serviços rotineiros de manutenção, os quais contemplam trabalhos de roçada, limpeza dos dispositivos de drenagem e tapa-buraco. O DNIT tem atuado ainda com serviços mais robustos nas extensões que tem sofrido com o período intenso de chuvas na região amazônica, tais quais: reciclagem com adição de brita, fresagem contínua, camadas de aterro em rocha, reparo profundo e entre outros.”
(*) Matéria atualizada às 14h45 com a resposta do DNIT
(**) Enrocamento, segundo a diretoria de Engenharia do DER-SP, é um dispositivo amortecedor formado por estrutura executada em pedra, destinado à proteção de taludes e canais, contra efeitos erosivos ou solapamentos, causados pelos fluxos d’água. O enrocamento pode ser de pedra arrumada ou lançada, rejuntadas ou não com argamassa.