Viajar de ônibus – ou de qualquer outro meio de transporte – de forma segura está diretamente relacionado com a necessidade de atenção, cautela e profissionalismo do motorista. Um dos fatores que pode prejudicar pelo menos dois destes requisitos e causar acidentes na estrada é o sono ao volante. Para combater este risco, uma empresa de transportes do Estado inaugurou, nesta terça-feira (29), uma pista para caminhada na sede da empresa, em Cariacica, que faz parte do programa Medicina do Sono, inédito no país. Desde que o programa começou, em 2001, o índice de acidentes causados por sono ao volante reduziu a zero.

O sono dos 1,1 mil motoristas da empresa é periodicamente avaliado. Washington Luiz Merigueti é motorista há 6 anos

e costuma realizar viagens durante a noite. Ele disse que a pista para caminhadas vai proporcionar qualidade de vida e ajudá-lo a ter um bom sono para trabalhar atento. “Essa pista vem nos favorecer muito na questão da qualidade de vida e para mantermos a forma, pois trabalhamos muito tempo sentados. O programa medicina do sono veio favorecer a gente que encara a noite toda dirigindo. É necessário dormir bem e ter um bom sono. Com isso, a gente garante a nossa segurança e conseqüentemente dos nosso clientes. Não podemos cochilar”.

O médico especialista em medicina do sono e coordenador do programa Medicina do Sono, Sérgio Barros, informou que o nível de atenção melhora significativamente quando se detecta e se trata de distúrbio do sono. “A importância fundamental é promover a qualidade de vida e a saúde dos motoristas. O distúrbio do sono tem impacto quando o motorista vai exercer a função dele. Quando se tem um bom sono, o nível de atenção e o reflexo melhoram, com isso o desempenho do indivíduo é realizado de uma forma muito mais segura”.

O programa Medicina do Sono da empresa de transporte de passageiros ainda conta com exames para definir o grau de fadiga dos motoristas antes e depois de cada viagem e avaliações periódicas no laboratório do sono. Os motoristas se exercitam em bicicletas ergométricas e fazem alongamentos nas salas de estimulação localizadas nas garagens da empresa, durante os intervalos das viagens.