
Ocorrência foi registrada na madrugada desta quinta (11), em um trecho estava em obras; perícia vai apurar se o local estava com sinalização correta
Um engavetamento no km 107 da Via Dutra (BR-116), em Taubaté (SP), envolvendo seis veículos (ônibus, carretas, caminhões e carro de passeio) deixou o motorista do ônibus morto e outras 37 feridas, na madrugada desta quinta-feira (11).
O sinistro (acidente) ocorreu por volta das 3h, na pista sentido Rio de Janeiro, e envolveu um ônibus, uma carreta e quatro carros de passeio. Devido ao sinistro, a pista ficou interditada totalmente, até as 8h15.
Segundo consta no Boletim de Ocorrências (B.).), o condutor do ônibus, da Guanabara, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outras 37 pessoas ficaram feridas, sendo 32 em estado leve e cinco com ferimentos moderados. Eles foram socorridos para hospitais da região. Alguns já tiveram alta médica. O coletivo fazia o trajeto Campinas (SP) – Rio de Janeiro (RJ), com 33 passageiros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMSP), com o impacto da colisão entre os seis veículos, houve vazamento de combustível na pista, por isso foi necessário fazer o isolamento da área e contenção do combustível.

Devido ao bloqueio da pista, o tráfego ficou congestionado e provocou congestionamento de pelo menos 10 quilômetros. A pista foi liberada ao tráfego às 7h15.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da concessionária responsável e dos bombeiros prestaram atendimento à ocorrência.
Falta de sinalização adequada
De acordo com alguns dos passageiros e um dos caminhoneiros envolvido, no momento do sinistro, havia obras na pista. A perícia irá apurar se os trabalhos, de responsabilidade da CCR RioSP, estavam sinalizados conforme prevê as normas técnicas de obras rodoviárias.
É sabido que obras rodoviárias são necessárias, porém é fundamental que estejam muito bem sinalizadas. Não é o que um usuário, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem que trafega diariamente pela Via Dutra e sempre depare-se com serviços sendo feitos sem a devida sinalização. “Quando ocorre esses acidentes com mortes, aí vão dizer que tinha sinalizado e tudo mais. Mas, na verdade há muitas falhas dessas envolvendo essas concessionária da Dutra“, disse.
Guanabara manifesta-se
A empresa Guanabara-Útil emitiu uma nota de pesar sobre a ocorrência na Via Dutra, na madrugada desta quinta-feira (11). Veja na íntegra:
Multas por excesso
O Estradas apurou que o ônibus é da marca Mercedes-Benz, modelo O 500RSD, da empresa Util, e tem três multas, em aberto, por excesso de velocidade, aplicadas pela PRF.
Quanto aos demais veículos comerciais, a reportagem ainda não obteve as informações necessárias para saber se há alguma irregularidade. Tão logo o Estradas tenha, a matéria será atualizada.

A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.





Já identifiquei o ônibus, é da Guanabara/ Útil prefixo 15408 campione invictus HD mercedes benz O 500 RSD placa TCC 5J24