Levantamento feito com passageiros do transporte coletivo de Rio Preto indica insatisfação com o serviço prestado pela concessionária, a Circular Santa Luzia. A enquete foi feita para
aferir mudanças no sistema que resultou em redução de linhas de ônibus.
Segundo levantamento realizado entre os dias 16 e 21 apontou que 72% dos 499 entrevistados têm críticas ao novo sistema. O número confronta resultado de 95% de aceitação sustentado pela Secretaria de Trânsito. O BOM DIA tentou ouvir o secretário de Trânsito, Rui Giorgi, mas ele estava em São Paulo e não atendeu às ligações.
A consulta foi feita por comissão formada por membros da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fórum das Associações de Bairros e vereadores.
O resultado será entregue ao prefeito Edinho Araújo (PPS) ainda nesta semana. O vereador, Pedro Roberto Gomes (Psol) disse que a intenção é levar o documento em mãos ao prefeito. O
grupo vai cobrar de Edinho mudanças radicais. “Alterações pontuais não resolvem o problema”, disse José Freitas, representante dos bairros.
Usuário deixa endereço As entidades envolvidas na análise das mudanças do transporte coletivo de Rio Preto ouviram 499 pessoas entre 16 e 21 de agosto.
O questionário, elaborado pelo grupo, foi distribuído nos terminais e também em pontos de ônibus da Circular Santa Luzia.
Os passageiros responderam a sete perguntas sobre satisfação como: “Você está satisfeito com o transporte coletivo urbano?”, “Há superlotação nos ônibus?”, “As opções de linhas aumentaram?”, “A distância de acesso aos pontos aumentou?”, “O tempo de espera de ônibus no terminal aumentou?” “Você concorda que o sistema de integração deve ser feito somente através de cartão?”, “O tempo de duração da viagem aumentou?”.
Além de responder às perguntas os passageiros entrevistados deixaram nome e endereço com os aplicadores da enquete, caso seja necessário fazer verificação.
Gerente acusa amadorismo
O gerente de Tráfego da Circular Santa Luzia, Euclides Saptti, disse ontem que não poderia comentar o resultado de levantamento “feito de maneira amadora”.
“Se essa enquete não têm parâmetros científicos, se foi feita de maneira amadora não vou comentar o resultado”, disse o representante da empresa que explora o transporte coletivo de Rio Preto.
Segundo Spatti, a empresa obteve 95% de aceitação com base em serviço telefônico de atendimento ao público aberto ao usuário.
O resultado foi obtido por conclusão em relação ao número de reclamações registradas pelo 0800.
Ainda de acordo com o gerente, apenas cinco por cento de passageiros estimados como usuários freqüentes da circular procuraram o serviço para reclamar depois das mudanças.
“Só quem está insatisfeito é que liga para reclamar”, sustenta Spatti.