
Evento será realizado, entre 15h e 17h30, na sede da Fecomércio de Goiás
Nesta quarta-feira (11), entre 15h e 17h30, será realizado na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), em Goiânia (GO), um encontro no qual será discutida a erradicação do trabalho infantil.
Com iniciativa da auditora fiscal do Trabalho e chefe da Seção de Fiscalização da SRT-GO, Jacqueline Ramos Silva Carrijo, o encontro – no formato híbrido (presencial e virtual) – tem o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).
Entre os participantes, estão Roberto Padilha, Nádia Tavares Cardoso Morais, Lorena Blanco e Rosirene Curado.
De acordo com Carrijo, o evento é de âmbito nacional e mais de 50 mil empresas foram notificadas em todo o País.
Segundo ela, o “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” é nesta quinta-feira, 12 de junho. “Essa data serve para lembrarmos da necessidade de combater a exploração do trabalho infantil, que afeta milhões de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. A exploração do trabalho infantil é uma violação dos direitos humanos, não permita essa prática“, frisa.
De acordo com dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 2000 até a data de hoje, a estimativa é de mais de 145.000 crianças e adolescentes foram retirados do Trabalho Infantil, incluindo as piores formas de trabalho infantil pelos auditores fiscais do trabalho de todo o Brasil.
Ainda de acordo com o MTE, há 648.145 jovens na condição de aprendizes, conforme dados do Caged, de abril deste ano.
Carrijo faz um alerta: “Se o Estado e a sociedade brasileira não protegerem as crianças e os adolescentes, e criarem oportunidades seguras e saudáveis, o crime organizado acolherá e recrutará nossas crianças e nossos jovens. Estado, Governo, sociedade, transportadoras e motoristas são importantes na luta pela erradicação do trabalho infantil e pela promoção com inclusão de jovens aprendizes no mercado de trabalho“.
Participantes:
- Jacqueline Carrijo – Auditora Fiscal do Trabalho e Chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho (SFISC/SRTB-GO)
- Nádia Tavares Cardoso Morais, advogada e assessora Jurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO)
- Lorena Blanco – advogada e assessora Jurídica da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)
- Rosirene Curado, advogada e Assessora Jurídica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg)
Como participar
Inscrições para modalidade virtual e presencial: https://forms.gle/ApSU8zghJ1tmyDK98
Para participação virtual, eis o link do zoom:
https://us02web.zoom.us/j/84666548056?pwd=wBB7kemBUfzwBObunXQZyhbXMsOjOe.1
ID da reunião: 846 6654 8056 – Senha: 969660
Serviço:
Erradicação do Trabalho Infantil
Quando: quarta-feira (11)
Horário: das 15 às 17h30
Onde: Fecomércio-GO, na Av. 136, nº 1.084, Setor Marista, em Goiânia (GO)