A Escola de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem e a Universidade Ingolstadt, da Alemanha, vão trabalhar em conjunto na educação de trânsito para jovens do Paraná. Um convênio entre a instituição alemã e a Secretaria de Infraestrutura e Logística definiu esta semana o cronograma das atividades, que começam no dia 30 de setembro. “Esta parceria vai aprimorar o atendimento da Escola de Trânsito do DER, que tem conduzido importantes ações de conscientização, em especial nesta Semana Nacional do Trânsito”, disse o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

A primeira instituição de ensino a ser atendida é o Colégio Positivo de Curitiba, que assinou um acordo com os representantes alemães. Os alunos vão receber orientações sobre a segurança, prevenção e tecnologia no trânsito. A palestra, que vai acontecer no próximo dia 30, em Curitiba, nas sedes Ambiental e Júnior, será feita pela educadora e mestre em segurança no trânsito da Universidade de Ingolstadt, Kathrin Sattler, que abordará temas que envolvem a educação no trânsito.

“Falaremos sobre proteção, segurança e tecnologia, tudo envolvendo educação no trânsito sobre condutor, pedestre e todas as pessoas ao redor do trânsito. E essa parceria, com a Secretaria de Infraestrutura, é muito importante, já que conseguiremos transmitir o nosso conhecimento para os jovens paranaenses, e vice-versa”, explicou Sattler.

Para a coordenadora de Esportes e Cultura do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, Juliane Weigert Gomes, os alunos ficarão bem informados sobre cuidados com o trânsito e ainda praticarão o inglês, língua que a palestrante usará para se comunicar com os alunos, que têm 14 e 15 anos e fazem parte do Centro de Línguas da instituição.

“A conscientização dos adolescentes sobre cuidados com o trânsito e, principalmente, envolvendo o álcool, é muito importante nos dias de hoje. Além de podermos trocar informações com pessoas que têm uma outra cultura. Vai ser uma palestra muito produtiva para ambos os lados”, disse a coordenadora.

A coordenadora de Educação de Trânsito do DER, Maria Lúcia Kutianski, explica que a palestra com os representantes da Alemanha faz parte das ações dessa Semana Nacional. “Os jovens devem aprender desde cedo a importância de saber lidar com o trânsito, por isso a palestra será fundamental. E as nossas escolas, espalhadas pelo Paraná, tem esse papel, de orientar o cidadão, não só nesta importante semana, mas durante o ano todo”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui