A companhia espanhola Telvent implantará seu novo sistema de pedágios em três estradas do Brasil nos próximos meses, o que contribuirá para melhorar a segurança viária de um milhão e meio de automóveis, informaram hoje fontes empresariais.

O projeto representará um investimento de oito milhões de euros (US$ 12,6 milhões).

A construtora OHL Brasil, que atualmente administra o maior número de quilômetros de estradas brasileiras, contratou a Telvent para implantar seu sistema de arrecadação de pedágio, indicaram as fontes.

Com esse novo projeto, a Telvent soma 1.200 quilômetros aos 3.500 nos quais já opera no Brasil.

“A obtenção deste novo contrato no Brasil significa, por um lado, reforçar nosso crescimento neste país e, por outro, contribuir àpara a melhora da segurança de suas infra-estruturas”, disse José Montoya, de Telvent.

A instalação dos sistemas de controle de pedágio será feita na estrada Fluminense que liga Rio de Janeiro a Vitória; na estrada Fernão Diaz, de São Paulo a Belo Horizonte, e na estrada Régis Bittencourt, de São Paulo a Curitiba.

A Telvent realizou numerosos projetos no Brasil entre os quais destacam o desenvolvimento e manutenção dos sistemas de controle de tráfego urbano (UTC) em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte; o sistema de controle para terminais de armazenamento em Suape ou os sistemas SCADA de Distribuição de Água para a empresa de água Belo Horizonte.