Para Ronaldo Garcia, especialista em trânsito de São José dos Campos, as ações educativas podem reduzir os índices de acidente no trânsito. Segundo ele, o poder público deveria criar uma ação voltada aos cerca de 1.200 jovens que debutam no trânsito todos os meses na cidade.

“Deveria ser criado uma campanha em parceria com as auto-escolas para ensinar esse jovens a conduzir com segurança nas vias de trânsito rápido. Estamos cheios dessas vias, mas os jovens logo que tiram a CNH ainda não estão habilitados para dirigir nesses trechos”, disse.

Segundo Garcia, é uma deficiência do governo federal lançar regras como a Lei Seca, sem um prévio processo de educação. Para ele, nesse caso por exemplo, as campanhas de educação iriam facilitar a fiscalização.

“As ações de educação têm uma importância muito grande, principalmente com o aumento constante da frota de veículos registrado no Vale, para diminuir o número de acidentes e fazer com que os motoristas respeitem mais as sinalizações”, disse Garcia.

DENATRAN – No primeiro semestre de 2008, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) investiu R$ 34 milhões em ações de educação no trânsito. Ao todo, estão disponibilizados mais de R$ 105 mil para este fim.

De acordo com o governo federal, todo o recurso voltado para educação no trânsito será utilizado até o final do ano. A União deu início essa semana ao material destinado as crianças –foco da Semana Nacional de Trânsito 2008.