As chuvas continuam provocando estragos e inundações em Minas Gerais, onde 12 pessoas morreram e 35 cidades estão em situação de emergência, e no Espírito Santo, que já contabilizou cinco mortes e tem 17 municípios em estado de emergência. Em Minas, a situação mais grave é na cidade de Frei Inocêncio, a 40 quilômetros de Governador Valadares, no leste do estado. O rio que corta o município voltou a subir e atingiu três metros acima do normal. Dois bairros foram inundados. Já passa de mil o número de desabrigados e desalojados.
Segundo a Defesa Civil, o rio sobe dois centímetros por hora e, como chove forte nas cabeceiras, a tendência é de que a situação piore nos próximos dias.
“Nós solicitamos a ajuda como mantimentos, cestas básicas, colchões, lonas, telhas, cobertores. A Coordenaria Estadual de Defesa Civil deve trazer uma quantia suficiente para suprir esses prejuízos e a demanda existente no local”, explica o prefeito de Frei Inocêncio, Oliver Bicalho.
Em Governador Valadares, a preocupação maior é na zona rural, onde há 150 quilômetros de estradas danificadas. Alguns distritos estão isolados. Dentro da cidade, o nível do Rio Doce baixou 42 centímetros nas últimas horas. Está com 1,22 metros acima do normal. A tendência é continuar baixando, se não voltar a chover. O monitoramento feito de hora em hora pela Defesa Civil é acompanhado atentamente pela população ribeirinha.
BR-101 continua interditada no Espírito Santo
No Espírito Santo, já choveu em 15 dias mais que o esperado para todo mês de dezembro. A BR-101, que liga o Norte ao Sul do Brasil, continua interditada. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a pista deve ser liberada neste sábado, mas isso vai depender do resultado da análise dos técnicos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) que estiveram nos trechos inundados.
O Rio Cricaré invadiu alguns trechos da via e a água chegou a ficar 35 centímetros acima do asfalto, impedindo a circulação de veículos. Há possibilidade de que o asfalto fique danificado, já que o local é um aterro. A BR-101 está interditada no quilômetro 61, em São Matheus.
No final da manhã de quinta-feira, foi liberada uma rota alternativa para os motoristas, que aumenta a viagem em 65 quilômetros.