Paralelamente aos serviços de limpeza e liberação das estradas mais prejudicadas pelas fortes chuvas dos últimos meses no Estado do Rio, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Obras, continua trabalhando na recuperação das principais rodovias da malha estadual com a instalação de sinalização emergencial, ao todo já foram confeccionadas 629 novas placas para a segurança dos motoristas. Marcadores de alinhamento, conhecidos como andorinhas, foram os mais utilizados.

As rodovias que tiveram mais atenção do DER em razão dos problemas registrados no período foram: RJ-142 (Rodovia Serra-Mar), entre Nova Friburgo e Casimiro de Abreu; RJ-130, entre Nova Friburgo e Teresópolis; RJ-148, no município de Sumidouro; RJ-160, entre Carmo e Cantagalo, todas na Região Serrana; RJ-198 e RJ-186, localizadas no município de Miracema, no Noroeste fluminense, e RJ-145, compreendida entre Piraí e Valença, na Região do Médio Paraíba.

Em comum, queda de barreiras, erosões e tráfego em meia pista em boa parte delas, além de equipes com técnicos e operários trabalhando na limpeza e liberação das estradas. A sinalização emergencial instalada ao longo dos trechos mais afetados e em serviços de manutenção vai garantir mais segurança aos motoristas e aos funcionários do DER que, em algumas estradas, ainda continuam trabalhando.

Duas equipes do DER com 10 homens em cada uma continuam fazendo os serviços necessários. Segundo a Fundação DER, foram investidos cerca de R$ 100 mil só com sinalização vertical.