O novo corredor de exportação entre o Vale do Rio Pardo e o Porto de Rio Grande será aberto totalmente ao trânsito na metade de dezembro. A inauguração das obras de construção do viaduto e da ponte sobre o Arroio Abranjo, no interior de Encruzilhada do Sul, está previamente marcada para o dia 18, mas a confirmação ainda depende da agenda da governadora Yeda Crusius. A liberação do trecho da RSC-471 encurtará em 110 quilômetros o percurso entre o Vale do Rio Pardo e o terminal marítimo de Rio Grande em comparação ao itinerário atual, que passa pela RSC-287, BR-386 e BR-116.

As duas obras na chamada variante ambiental completarão o trecho de 700 metros que falta para completar o eixo sul da RSC-471. Atualmente, os motoristas que se deslocam entre Encruzilhada do Sul e a ponte sobre o Rio Camaquã, na divisa com Canguçu, usam um desvio de 24 quilômetros de estrada de chão pela localidade de Vau dos Prestes, onde se encontra uma ponte com capacidade para 20 toneladas.

As obras da ponte e do viaduto começaram em outubro de 2007, com o investimento total previsto em aproximadamente R$ 11,9 milhões. A construção da variante ambiental atende a uma exigência ambiental, preservando o corredor de fauna existente no local. A ponte sobre o Arroio Abranjo tem 198,62 metros, com nove pilares e oito vãos de 25 metros em média. A altura será de 11 metros. A largura da plataforma possui 11,4 metros. O viaduto apresenta 142,5 metros, sete pilares, seis vãos intermediários com 24 metros, altura máxima de 20 metros. A largura da plataforma é de 13,1 metros.

READEQUAÇÕES

Com a inauguração também devem ser entregues as obras de readequação ao Programa Corredores de Exportação no trecho da RSC-471 entre Pantano Grande e Encruzilhada do Sul. A empresa Brasília Guaíba Obras Públicas S/A, responsável pela construção do eixo sul da rodovia, trabalha na finalização da ampliação da interseção Leste de Encruzilhada do Sul, de acordo com projeto elaborado pelo Daer. Trata-se da remodelação do trevo já existente, para prepará-lo para o maior fluxo que a rodovia passará a registrar com a conclusão de sua pavimentação. A área é de 10.070,35 metros quadrados e o custo do serviço está previsto em R$ 760 mil.

Da mesma forma, está em fase final o trabalho no contorno da área urbana de Pantano Grande, que começa pouco antes da cidade para quem vem de Rio Pardo, cruza a BR-290 nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal e retoma o trecho original no trevo construído depois do cemitério. O valor do investimento atualizado previsto é de R$ 45.987.467,10 no trecho de 48,49 quilômetros entre os dois municípios.