O governo do Estado vai lançar nos próximos meses o processo licitário para a implantação do pedágio na MT-130, trecho ligando Primavera do Leste a Rondonópolis, numa extensão de cerca de 120 quilômetros no sul do Estado. Será a primeira rodovia do Estado a ser privatizada por meio de concessão à iniciativa privada.

Numa segunda etapa, a Secretaria de Infra-estrutura (Sinfra) pretende estender a concessão até ao município de Paranatinga, totalizando 250 quilômetros até Rondonópolis. O valor estimado dos investimentos para a recuperação dessa rodovia, uma das mais importantes vias de escoamento do eixo sul-leste do Estado, é de R$ 50 milhões.

O governo estadual está analisando modelos de outras unidades federativas para privatizar rodovias internas já pavimentadas e que poderão ter o sistema de pedágio implantado. “Já visitamos vários estados, como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, onde verificamos o formato de concessão em funcionamento”, informou uma fonte da Sinfra.

Ainda de acordo com o funcionário, o pedágio envolve tecnologia e depende de software e controles avançados para funcionar com eficiência e segurança. “Por isso, temos que conhecer os diversos modelos em funcionamento no País para ver qual é o mais adequado e que melhor se encaixa à nossa realidade”, explica.

CONSÓRCIOS – Governo de Mato Grosso e associações de produtores rurais pretendem implantar o sistema de cobrança de pedágio em todas as rodovias construídas através de parcerias. Das 12 rodovias identificadas no estudo encomendado pela Sinfra, quatro já estão com suas praças de pedágio instaladas e outras oito também devem operar o sistema nos próximos anos.

O próximo trecho a ter o pedágio instituído deverá ser o que liga Sorriso (entroncamento da BR-163) à comunidade de Barreiro, na MT-487, de 60 quilômetros de extensão. Só na praça de pedágio e na construção da balança deverão ser investidos R$ 600 mil.

As primeiras rodovias “pedagiadas” foram as MTs-242 e 449, a primeira ligando Sorriso a Ipiranga do Norte (66 Km de extensão), e a segunda entre e Lucas do Rio Verde e Tapurah (97 Km), ambas em dezembro de 2006. O terceiro trecho é a MT-242 (trecho Sorriso-Nova Ubiratã), de 83 Km, que instituiu o pedágio em julho de 2007. A MT mais recente com sistema de pedágio em Mato Grosso é a 235, ligando Nova Mutum a Santa Rita do Trivelado, numa extensão de 103 quilômetros.

“Os pedágios estão dando certo e a meta do governo é implantar o sistema em todas as rodovias estaduais construídas através de consórcios que mostrarem viabilidade técnica e econômica”, afirma Cézar Augusto Ribas, coordenador de Programas Especiais da Sinfra.

Além dos quatro trechos com pedágio em funcionamento, o governo se prepara para implantar o sistema também na MT-487 (Sorriso-Barreiro), MT-010 (entroncamento BR-364-São José do Rio Claro, 100 Km), MT-140 (Sinop-Rio Tartaruga, 73 Km), MT-225 (entroncamento BR-163-Vera, 32 Km), MT-170 (Campo Novo-Brasnorte, 109 Km), MT-480 (Tangará-Deciolândia, 56 Km), MT-235 (Sapezal-Rio Papagaio, 42 Km) e, MT-140, ligando Campo Verde a Brasilândia, de 87 Km.

De acordo com Cézar Ribas, as obras de pavimentação e implantação dos pedágios devem ser concluídas até o final de 2010.