A Secretaria de Estado dos Transportes apresentou ontem a autoridades e representantes da sociedade civil do Litoral Norte o projeto que prevê a duplicação de 15 quilômetros do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, além da construção dos contornos Caraguá-São Sebastião e Caraguá-Ubatuba.

O plano, que deverá ser discutido com as prefeituras nos próximos oito meses e tem prazo de quatro anos para conclusão, consumirá R$ 2,5 bilhões e representa a retomada do projeto de ampliação da rodovia, congelado pelo governo do Estado no início da administração de José Serra (PSDB).

A proposta apresentada contempla a alteração do traçado no trecho de serra, com a construção de pontes e túneis, que compreenderão 70% da nova pista, destinada ao tráfego no sentido de São José. A princípio, não está prevista a inclusão de pedágios.

A apresentação do projeto foi feita no gabinete do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar (DEM), por representantes do DER e das empresas responsáveis por sua elaboração.