Autoridades dos EUA determinaram que uma importadora americana faça um recall de até 450 mil pneus comprados de um fabricante chinês e colocados à venda no país. Os pneus, segundo a própria importadora, foram feitos com um dispositivo de segurança inadequado, o que pode pôr os motoristas em risco.
O caso faz aumentar as preocupações em relação a produtos fabricados na China, após a descoberta de que rações para animais vendidas nos EUA tinham sido contaminadas com um produto químico e que medicamentos e pastas de dente chinesas exportadas para países da América Latina possuíam toxinas. A Foreign Tire Sales, de Union, Nova Jersey, disse que um número não conhecido de pneus importados desde 2002 da Hangzhou Zhongce Rubber, de Hangzhou, China, podem se romper, mesmo problema que levou a um grande recall de pneus da Firestone em 2000.
A FTS também disse desconhecer quantos dos pneus que vendeu para distribuidores da Califórnia, Minnesota, Flórida, Maryland e Mississippi foram fabricados com um dispositivo inadequado de segurança (ou sem ele), chamado de fita colante, que ajuda a manter unidas umas às outras as cintas de cada pneu. Em 11 de junho, a importadora enviou um comunicado para a Administração Nacional de Segurança de Tráfego dos EUA dizendo que a Hangzhou Zhongce produziu pneus com problemas. Segundo a porta-voz da entidade, Heather Hopkins, a FTS foi informada na segunda-feira que as autoridades querem um recall completo dos pneus .
E acrescentou: a responsabilidade de fazer isso é da FTS . O advogado da empresa Lawrence N. Lavigne disse que os pneus parecem atender aos padrões federais, mas ainda assim podem representar risco aos motoristas. Os pneus são usados em pick-ups e utilitários esportivos sob as marcas Westlake e Telluride. A empresa, segundo o advogado, não tem dinheiro para pagar por um recall e quer que a fabricante chinesa banque a operação. A FTS acredita que outros importadores dos EUA compraram pneus da Hangzhou Zhongce. O senador democrata Charles Schumer cobrou que a associação inicie uma investigação imediata sobre a produção de pneus na China. O fato de esses pneus terem estado no mercado por seis anos põem em risco um incontável número de vidas , disse. A Hangzhou Zhongce, a segunda maior fabricante de pneus da China, negou que tenha vendido produtos com defeito. Nossos pneus são qualificados para serem vendidos nos EUA , disse Xu Youming, executivo responsável por questões jurídicas. Exportamos pneus há mais de dez anos. Sabemos o que estamos produzindo e vendendo.