Estrada Boiadeira (BR-487/PR) receberá investimento de R$ 322 milhões
MELHORIAS: Estrada Boiadeira (BR-487/PR) receberá investimento de R$ 322 milhões. Foto: Divulgação/Dnit

Obras de pavimentação do lote 2A serão realizadas na Boiadeira, entre a Serra dos Dourados e Cruzeiro do Oeste; projeto inclui 5 viadutos, 5 ligações com rodovias estaduais, terceira faixa e 2 pontes

A BR-487/PR, conhecida como Estrada Boiadeira, vai ganhar infraestrutura compatível com a importância que merece. Aberta no início do século XX, a rodovia irá receber investimentos de R$322 milhões, que incluem obras de pavimentação do lote 2A, o último que falta para completar a Boiadeira entre a Serra dos Dourados (Umuarama) e Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

O anúncio foi feito, nessa quinta-feira (15), pelo ministério dos Transportes (MT). As melhorias na estradas irão facilitar o escoamento da produção do Mato Grosso do Sul e parte do Paraguai para o Porto de Paranaguá.

O projeto prevê, além da pavimentação, terceiras faixas, cinco interseções com rodovias estaduais e estradas vicinais, cinco viadutos e passagens inferiores. E ainda inclui duas pontes, uma sobre o Ribeirão Piava e outra sobre o Ribeirão Curimbatá.

Serviços que serão realizados na BR-487:

  • Implantação e pavimentação de 37,39 km de pista simples, com faixas de tráfego de 3,6 metros em ambos os sentidos;
  • Implantação de acostamentos de 2,5 metros;
  • Implantação de 16,96 km de terceiras faixas em rampas críticas;
  • Implantação de cinco interseções com rodovias estaduais e estradas vicinais;
  • Implantação de cinco viadutos e passagens inferiores;
  • Implantação de duas pontes sobre o Ribeirão Piava e o Ribeirão Curimbatá.

História e Atualidade

A Estrada Boiadeira, como é mais conhecida a BR-487/PR, era usada por tropeiros que traziam gado comprado no Mato Grosso do Sul para criação e engorda no Paraná. O início da rodovia fica no estado sul-matogrossense e atravessa o Paraná até chegar à BR-373/PR, próximo a Ponta Grossa. Esse corredor é capaz de unir os estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ao Paraná, com polos de serviço e agroindústrias até o Porto de Paranaguá.

De acordo com o MT, já foram realizadas melhorias na BR-163/PR, de Toledo até Marechal Rondon; concluído um contorno viário em Cascavel; e finalizada a segunda ponte em Foz do Iguaçu, as obras da BR-469/PR. Em breve, a pavimentação da BR-153/PR de Alto do Amparo até Imbituva.

A implantação de pavimentação na BR-487/PR reduzirá em 80 km o deslocamento entre as cidades de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, e Paranaguá, no Paraná. E dentro do estado paranaense, vai encurtar em 30 km o deslocamento entre os municípios de Icaraíma e Cruzeiro do Oeste. Além disso, o traçado da rodovia apresenta condições para manter baixos os custos operacionais dos caminhões, barateando os custos de transporte.