PARCERIA: Obra na Estrada da Boiadeira, no Paraná, só foi possível graças ao esforço conjunto do DNIT - responsável pela rodovia - DER do Paraná e Itaipu Binacional. Foto: Divulgação/Dnit

Obra só foi possível graças ao esforço conjunto do DNIT – responsável pela rodovia – DER do Paraná e Itaipu Binacional

Considerado um dos mais importantes projetos rodoviários no Paraná, a recuperação de 46,91 quilômetros da BR-487, a ‘Estrada Boiadeira’, no Paraná, representa mais segurança aos usuários da rodovia, e foi viabilizada por meio de um acordo entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e Itaipu Binacional.

Segundo o Dnit, a primeira etapa de implantação foi concluída. Com isso, a ligação do Paraná com o Mato Grosso do Sul, que são os dois maiores produtores do agronegócio do Brasil, será facilitada. O investimento foi de aproximadamente R$ 281 milhões.

A obra tem o seu início na divisa com o Mato Grosso do Sul, em Icaraíma (distrito de Porto Camargo), e vai até Umuarama (distrito de Serra dos Dourados). O trecho tem 46,91 quilômetros de extensão, sendo 13,3 quilômetros de restauração entre Porto Camargo e Icaraíma, e novo pavimento de Icaraíma até Serra dos Dourados, com sinalização, contornos e nove viadutos para facilitar os acessos aos perímetros urbanos.

A BR-487 Boiadeira irá ligar o Noroeste do Paraná ao Mato Grosso do Sul (município de Porto Murtinho). Nesta rota está localizado o projeto rodoviário do Corredor Bioceânico, sonho antigo dos países do Mercosul e que é discutido há décadas. O plano é ligar os oceanos Atlântico e Pacífico através de um corredor rodoviário, ligando os portos brasileiros de Paranaguá e Santos, aos portos do norte do Chile, atravessando também o Paraguai e a Argentina.