O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra-MT), deu primeiro passo para que se abra a concessão da primeira rodovia de Mato Grosso, a exemplo do que já acontece na maior parte dos Estados do país. Foi realizada uma audiência pública, em Primavera do Leste para demonstrar à população a viabilidade da concessão da MT 130, apontado como resultado de um amplo estudo realizado no local.
A empresa “Consulte”, responsável pelo estudo, apresentou em números a viabilidade técnica, econômica, financeira, social e operacional, além do aprimoramento do processo licitatório referente ao contrato de concessão de 122 Km da MT-130, no trecho entre Rondonópolis e Primavera do Leste, para exploração econômica da rodovia. “São aproximadamente 13 mil veículos que trafegam diariamente por esse trecho. Os estudos apontam que a empresa que vencer a concorrência pública e vencer a licitação da concessão deste trecho, terá um retorno de 25,27%”, explicou o doutor na área de engenharia civil e responsável pelo estudo, Paulo Emílio.
A audiência aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Primavera, onde o secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, expôs os motivos pelos quais o Governo do Estado começa a partir para esse processo que já funciona bem em todo país. Ele expôs que de 2003 para cá, a malha viária estadual pavimentada de Mato Grosso, cresceu 118% passando de 1.950 km pavimentados em 2003, para 4.200 km em 2008.
“O ideal é que a cada 4 anos essa malha seja ampliada em pelo menos 50 %, porém a evolução dos recursos não acompanham esta necessidade.
Arrecadamos uma média de R$ 300 milhões por ano em Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), que destina 75% de sua totalidade para o setor de transportes. Mas hoje só para manter esses quilômetros que já foram asfaltados, gastamos anualmente cerca de R$ 75 milhões, não sobrando quase nada para a investimento em pavimentações de novos trechos”, relatou o secretário.
A próxima audiência pública para discutir sobre a concessão deste trecho será em Rondonópolis, com a população de lá, no dia 23 de outubro, na Associação Comercial e Industrial daquele município, às 8 horas. Após esta etapa, a equipe técnica da Secretaria vai proceder à redação do Edital de Concorrência Pública, previsto para ser lançado até o final de 2008. Todos os estudos sobre viabilidade mencionados neste texto estão disponíveis para consulta na sede da Superintendência de Programas Especiais da Sinfra.