O DataCheckauto, fonte de informação sobre o mercado de veículos usados à venda, mostra que cerca de 30% dos veículos usados financiados apresentam algum tipo de restrição.

Segundo o DataCheckauto, o maior índice listado no relatório está relacionado a veículos com chamado para recall (17,82%). Na seqüência, aparecem os automóveis financiados com adulteração de quilometragem – índice de 4,04%, maior que o geral de 3,55% -, com restrição de roubo e furto em aberto (0,78%) e com histórico de acidentes com perda total (0,58%).

Na compilação ainda constam veículos com adulteração de chassi (0,43%) e carros que foram regravados (0,26%), além de automóveis com status de baixado , ou seja, que não poderiam estar, em hipótese alguma, em circulação.

Desenvolvido pela Checkauto, o sistema utiliza diversos bancos de dados – bases públicas e privadas – com intuito de fornecer indicadores estatísticos, relatórios de restrições de veículos, descrição e perfil do mercado de automóveis usados a fim servir de base de apoio à sociedade brasileira e ao setor em geral.