A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (12) substitutivo do senador Neuto de Couto (PMDB-SC) a projeto do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) que dá a denominação de Euclides da Cunha ao trecho acreano da rodovia BR-364. Será mantido o nome do Presidente Juscelino Kubitschek para o restante da rodovia, de acordo com o substitutivo.
Ao justificar seu projeto, Mesquita Júnior ressaltou o papel de Euclides da Cunha (autor de Os Sertões)como chefe da missão Brasil-Peru na definição das fronteiras entre os dois países. O senador citou trecho do livro Contrastes e Confrontos em que Euclides da Cunha afirma: “Não há em todo o Brasil região que tenha tido o vertiginoso progresso daquele remotíssimo trecho da Amazônia.”
– Nada mais justo, portanto, que um tributo à sua memória e um reconhecimento a seu papel histórico de alertar o Brasil para o que representava a parte mais opulenta e rica de seu território – disse Mesquita Júnior.
O senador lembrou que a região foi ocupada por migrantes nordestinos e ressaltou o papel diplomático do Barão do Rio Brancopara incorporar as terras que formam o Acre ao território brasileiro.