Manutenção preventiva do veículo também é fundamental para garantir um trajeto mais tranquilo

Quando o assunto é transporte de cargas, a principal dica é não deixar objetos soltos e espalhados pelos bancos. No caso de uma frenagem, por mais leves que sejam, esses itens são arremessados e podem atingir alguém com o peso multiplicado. Para evitar riscos, o mais indicado é acomodar toda a bagagem no porta-malas e o que não couber, deixar embaixo do assento do passageiro e do motorista.

O pneu é outro item que merece atenção redobrada antes de pegar a estrada. A calibragem é importante para manter a estabilidade do veículo, além de aumentar o consumo de combustível. Ao se preparar para dirigir pela rodovia, o condutor deve calibrar os pneus nos primeiros quilômetros rodados. Isso porque o aumento da temperatura tende a aumentar a pressão, o que depois pode prejudicar a eficiência do serviço.

“Antes de realizar cada etapa da manutenção preventiva, o motorista tem que se atentar ao manual do usuário que acompanha seu veículo. Neste documento estão informações sobre a capacidade do seu porta-malas e a calibragem ideal dos pneus para rodovia. Além de outras informações que garantem o bom uso do carro e a segurança de todos”, recomenda o coordenador de Saúde e Segurança da CART, Nivaldo Bautz.

O sobrepeso do carro afeta ainda a suspensão e os freios, já que estão relacionados ao controle do veículo. A suspensão é sentida por meio dos ruídos e das folgas no sistema. No caso dos freios, o pedal fica mais mole e o tempo de frenagem cada vez mais longo. Dessa forma, o motorista deve planejar com antecedência cada manobra que irá fazer, aumentar a distância dos veículos da frente e respeitar os limites de velocidade. 

Atente-se aos fluídos

Assim que a viagem é planejada, verifique o nível de fluído de freio, do limpador do para-brisa, radiador e a data de troca do óleo do motor. Se estiver próxima, o melhor é substituí-lo por um novo. O consumo do combustível é um dos primeiros sinais que o condutor nota quando o veículo está pesado. Para que o carro desempenhe a mesma velocidade, o motor trabalha com uma aceleração maior, por isso que o consumo aumenta.

Planeje sua bagagem

Seja a família grande ou pequena, planejar e levar somente o necessário para as férias pode evitar imprevistos com o carro e ajuda no manuseio dos objetos durante o passeio. A CART ainda recomenda o uso de bagagens em diferentes tamanhos para facilitar a distribuição de peso no porta-malas. Colocar a mala mais pesada por baixo é uma forma de preservar os itens e de precaver os passageiros de trás do impacto intenso.

Fonte: www.cart.invepar.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui