IMPRUDÊNCIA AO VOLTANTE: A imprudência é a principal causa de acidentes nas rodovias baianas, diz a Seinfra. Na foto, de Ivonaldo Paiva/Blog Braga, acidente em Barreiras com morte de três pessoas.

De acordo com a Secretaria de Infraestrura (Seinfra), motorista imprudente abusa da velocidade e do álcool ao volante

Um dado alarmente, mas não desconhecido: 85% dos motoristas que dirigem nas estradas da Bahia são imprudentes. Essa cifra ultrapassa os 90% no país, sefundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na Semana Nacional do Trânsito, compreendida entre 18 e 25 de setembro, diversas ações de conscientização foram realizadas de norte a sul do Brasil.

Espeficiamente, nas rodovias baianas houve o registro de cerca de cinco mil acidentes entre os meses de agosto de 2019 e agosto de 2020, segundo levantamento da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), que mostrou o relatório nessa quarta-feira (30), durante sessão online no 5º Workshop de Segurança Viária, que teve como tema “Perceba o risco, Proteja a Vida!”. O evento discutiu o comportamento de motoristas nas estradas e conlcui que o motorista imprudente foi responsável por 85% das ocorrências no período em questão.

De acordo com a Seinfra, as principais causas de acidentes são excesso de velocidade, dirigir sob efeito de álcool ou drogas e a falta de atenção.

Ainda de acordo com a Seinfra, com o objetivo de reduzir essa realizada foram desenvolvidas diversas ações para oferecer mais segurança aos condutores e aos pedestres.

Segundo o secretário, Marcus Cavalcanti, a fiscalização com radares móveis em toda a malha rodoviária é uamdas medidas. “Instalamos mais 40 equipamentos fixos distribuídos por 25 municípios, que já estão operando. Também entregamos 30 etilômetros à Polícia Rodovia Estadual (PRE) para serem utilizados em operações nas rodovias baianas”, disse.

Falta de atenção

A falta de atenção foi responsável por 71% dos registros de ocorrência no último ano. Sobre o assunto, o major da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Barreiras, Jean Fábio Wartmann, destacou que “o Homem é o maior peso na tríade composta também por Via e Veículo visto que dirigir envolve uma carga emocional e cognitiva. É necessário ter atenção no trânsito e estar focado na condução do veículo e em qualquer tipo de distração”. Wartmann acrescentou que o uso de celular, fones de ouvido e viva-voz podem aumentar o risco de acidentes em até 23 vezes.

Para o diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária, Francisco Garonce, esse comportamento de risco dos motoristas é analisado por meio do conceito ‘Rodovias que Perdoam’. Segundo ele, é percebendo os riscos que se pode ver a necessidade de investimentos. “Esse novo conceito busca muito mais do que trazer o conhecimento, pois é uma metodologia que pode ser auditada pelo Programa Internacional de Avaliação Rodoviária (IRAP) e podem ser implantada em diversas rodovias. São novas tecnologias que, inclusive, buscam a integração entre os modais de transporte”, explicou.

Redução de mortes

De acordo com a Seinfra, as diretrizes da 2ª Década de Ação para a Segurança Viária (2021-2030) também foram apresentadas em painel no Workshop. Esta segunda década, que iniciará a partir janeiro de 2021, tem como objetivo reduzir as mortes e lesões no transito em 50% até 2030. Para ajudar a alcançar esse resultado, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 12 metas globais, como o desenvolvimento de plano de ações para o trânsito, melhoria na segurança de veículos e uma maior fiscalização sobre os condutores.

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