A Kia Motors está convocando donos de 12.690 unidades do utilitário esportivo Sorento, modelo 2011, nos Estados Unidos. De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a agência que regulamenta a segurança viária dos EUA, uma falha detectada no sistema de transmissão do SUV pode causar perda da força motriz e, conseqüentemente, risco de acidentes.

O Sorento 2011 é alvo de uma investigação preliminar da NHTSA, pois, no início de abril, a agência recebeu quatro queixas relacionadas à perda de força motriz provocada por um defeito súbito no eixo cardã, da transmissão intermediária, e outras cinco reclamações referentes à uma falha na transmissão. Os exemplares convocados tem tração integral e vem equipados com motor 2.4 litros, de quatro cilindros, e câmbio automático.

Ainda segundo a NHTSA, o eixo intermediário pode apresentar ruído e desgaste excessivo devido a um desalinhamento da engrenagem de saída do lado direito. A insistência em utilizar o veículo nessa condição pode acarretar danos à transmissão e, conseqüentemente, à perda da força motriz. Os proprietários dos veículos envolvidos neste recall estão sendo orientados a procurar a rede autorizada para a substituição da engrenagem de saída e do eixo intermediário. Porém, a rede de assistência técnica da Kia Motors dos EUA só deve iniciar o atendimento em meados deste mês.

Ainda não há informações de que o recall possa atingir veículos do mesmo modelo que estão no mercado brasileiro.