O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, nega mudança na direção do órgão em Mato Grosso, que foi alvo de críticas pela senadora Serys Slhessarenko, no final do ano passado, acusando-o mesmo de transformar o Dnit em Mato Grosso numa “caixa de segredos).
Serys conseguiu no plenário o apoio dos outros dois senadores do Estado, Jaime Campos e Gilberto Goellner, ambos Democratas.
Ontem, o jornal O Globo direcionou ao críticas ao órgão, que oapontou como responsável pelo crescente número de acidentes e mortes nas rodovias brasileiras, supostamente motivado por causa das condições das estradas,
Na reportagem é apontado que o governo gastou apenas 15,5% dos R$ 3,3 bilhões destinados a manter e recuperar as pistas federais no ano de 2008. Este fato deixou milhares de quilômetros esburacados às vésperas das festas de fim de ano, o que pode ter contribuído para o desfecho trágico na virada do ano, quando a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 435 mortes – uma média de 27 por dia -e 4.795 feridos.
De acordo com o jornal, o percentual de gasto de 2008 foi pior do que o registrado em 2006 e 2007, quando a execução dos recursos destinados à melhoria das rodovias ficou em 43% e 44%, respectivamente. O próprio Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes (Dnit) classifica de “mal crônico” a falta de projetos e planejamento em seu histórico de baixo rendimento para gastar o dinheiro disponível no Orçamento. Em outras rodovias federais, a rotina de graves acidentes não diminui. Somente no feriadão do fim do ano, foram 89 mortes nas rodovias federais.
“É necessário se melhorar a qualidade das rodovias federais e se existe recursos porque não investi-los. Vidas estão sendo ceifadas pela incompetência de setores do Dnit”, cobrou a senadora Serys Slhessarenko lembrando que crônica é a ruindade dos administradores do Dnit espalhados nos Estados, principalmente o de Mato Grosso, Rui Barbosa Egual.
Por outro lado, Luiz Antônio Pagot que chegou à Mato Grosso por volta das 17h30 de ontem, disse que a situação do Dnit no Estado melhorou muito e que os processos licitatórios estarão concluídos até março próximo. “Vamos ter a partir de abril R$ 2,4 bilhões para rodovias em Mato Grosso o que permitirá se concluir a BR 364 em sua totalidade; a 158 em mais de 80% dependendo de questões de reservas indígenas; a 242 em 150 quilômetros e diversas partes da BR 163”, frisou.