Mais um feriado prolongado à vista e o cenário para os que decidiram esticar o fim de semana e curtir o Dia de Zumbi, na próxima
segunda-feira, em outra cidade não parece nada promissor. Desta vez os motoristas que precisarem passar pela Avenida do Contorno para seguir rumo às regiões dos Lagos ou Serrana deverão ter muita paciência para trafegar por apenas uma pista de rolamento. O Departamento de Infra-Estrutura de Trânsito (Dnit) já anunciou que as próximas liberações de pistas acontecerão somente no fim deste mês, juntamente com a conclusão da obra, prevista para o dia 25.
O inspetor Guaraci Baldi, da Polícia Rodoviária Federal, na Praça do Pedágio, afirmou que após reunião com representantes do Dnit, que sinalizaram pela não liberação das pistas que estão sendo restauradas, foi estruturada a “Operação Zumbi”, para garantir
a segurança dos usuários da via.
“Nossa única esperança para evitar o caos é que poucos motoristas se aventurem a viajar neste feriado, que será o primeiro prolongado no qual os usuários da Contorno trafegarão por apenas uma faixa em cada sentido”, comentou o inspetor.
Ainda segundo ele, a operação começa nesta sexta-feira ao meio-dia e terminará na terça-feira, no mesmo horário. E contará com três postos fixos na Ponte Rio-Niterói, dois no trecho Niterói-Manilha, da BR-101, além de quatro viaturas e quatro motos, cedidas pela Superintendência da PRF.
E para coibir os excessos de velocidade e as infrações cometidas por motoristas que utilizam o acostamento como pista de rolamento, o inspetor alertou que estará com carros descaracterizados para poder dar o flagrante e aplicar multas.
“Sempre intensificamos a atuação contra estas irregularidades, para reduzir ao máximo os números de acidentes nas estradas”, garantiu Guaraci.
Ponte – A concessionária Ponte S.A estima que cerca de 248 mil veículos deverão deixar a capital em direção a Niterói, Região dos
Lagos e outras cidades do interior fluminense neste final de semana prolongado. O grande movimento está previsto para esta sexta-feira, quando 81 mil veículos devem cruzar o elevado no sentido Niterói.
E para prevenir transtornos aos usuários, a Ponte contará com um esquema especial. De acordo com a assessoria da concessionária foram mobilizadas todas as equipes de atendimento médico e mecânico (SOS Usuário). Dispondo de reboques, ambulâncias, motos e viaturas de apoio a postos 24h, as equipes estarão trabalhando para atender à maior demanda de veículos.
Os painéis eletrônicos da Ponte S/A vão informar aos motoristas a situação do tráfego e mensagens de educação no trânsito. E para facilitar o escoamento de veículos nos horários de maior fluxo, papa-filas agilizarão a cobrança no pedágio.
Ainda segundo a Ponte, para sexta-feira a expectativa é que 70 mil veículos sigam sentido Niterói e no domingo, 47 mil. Na segunda, são esperados 50 mil veículos.
Via Lagos – A concessionária estima que passem cerca de 56 mil veículos pela rodovia entre sexta e a próxima segunda-feira. Para
sexta e sábado, a expectativa é de 15 mil veículos. E os horários de maior fluxo serão, na ida para a Região dos Lagos, entre 18h e
21h de sexta, 8h e 11h de sábado; e na volta ao Rio, das 17h às 20h de segunda.
Saúde tem esquema O atendimento de emergência será normal durante o feriadão do Dia Nacional da Consciência Negra em 12 hospitais e um instituto da rede estadual. O esquema especial começará às 19h de sexta e terminará às 8h de segunda-feira. Onze das 13 unidades estarão abertas ao público para casos de urgência e emergência.
Os hospitais Regional de Araruama e Geral de Nilópolis Vereador Melquíades Calazans continuarão recebendo apenas os pacientes encaminhados por outras unidades de suas regiões. O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro cuidará das emergências na especialidade. Não haverá consultas ambulatoriais nem cirurgias eletivas nas unidades.
O sistema de comunicação por radiofonia móvel entre os hospitais e a coordenação das unidades também funcionará 24 horas por dia, para apressar a obtenção de vagas, a transferência de pacientes e a realização de exames. Além disso, a rede funcionará em articulação com o Emergência em Casa, Samu – 192, e o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros.
O Samu funcionará 24 horas por dia, com ambulâncias de suporte avançado (UTI) e de suporte básico distribuídas em 15 pólos situados em hospitais públicos, PAMs e órgãos públicos em todo o município do Rio, comandados pela Central de Regulação do Sistema, na Ilha do Governador