Concessionárias devem administrar estrada a partir de 2007

Melhorar as condições da pista e aumentar a fiscalização de velocidade na Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Minas Gerais, serão desafios para as concessionárias que vão administrar a estrada a partir do ano que vem. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a escolha das empresas deve ser feita até julho de 2007. Elas terão o prazo de seis meses para realizar obras na pista e, a partir de então, poderão cobrar o pedágio.

Em Minas, deverão ser instaladas seis praças de cobrança: Camanducaia, Careaçu, Carmo da Cachoeira, Perdões, Oliveira e Belo Horizonte. Segundo a ANTT, o valor da tarifa não deve passar de R$3,22.

De Belo Horizonte a São Paulo, são 561 quilômetros de estrada duplicada, mas que ainda oferecem muitos riscos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados quase mil acidentes só no Sul de Minas. ´´A principal causa de acidente é o excesso de velocidade´´, diz o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Emerson Soares.

Um dos trechos mais perigosos na região é uma curva em Carmo da Cachoeira, que chegou a passar por uma reforma no ano passado. Já perto de Campanha, as cabeceiras das pontes formam desníveis e prejudicam a estabilidade dos carros. Em Careaçu, há muitos buracos no asfalto e veículos pesados são obrigados a desviar em manobras perigosas. ´´Eu sou a favor de pedágio, mas que seja um preço justo. Tinha que ser mais barato´´, diz o caminhoneiro Jésus Leal.