Representantes do DER do Paraná e da ANTT se encontraram, nessa quinta-feira (7), para tentar uma solução para os problemas
Representante do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) se reuniram, nessa quinta-feira (7), em Brasília (DF), com diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar das concessões rodoviárias do Lote 1 e Lote 2.
De acordo com o DER, além de avaliarem o andamento das duas concessões, iniciadas no final de fevereiro deste ano, os dirigentes dos órgãos abordaram a questão da formação de filas nas rodovias concedidas.
O tema é especialmente relevante com o final de ano se aproximando. “Na semana que vem teremos o primeiro grande feriado deste final de ano, relativo à Proclamação da República, e precisamos garantir que o setor de turismo, condutores e habitantes não sejam prejudicados por filas injustificáveis nas praças de pedágio. A ocasião vai servir como uma prévia do que esperar na alta temporada, e esperamos celeridade e qualidade no atendimento ao usuário”, disse o diretor-presidente do DER-PR, Fernando Furiatti.
De acordo com Furiatti, “a maior parte do tráfego de veículos que se dirige ao Litoral do Paraná passa pela BR-277, onde está instalada uma praça de pedágio do Lote 2 em São José dos Pinhais (PR), com outras praças nos principais corredores logísticos do Estado, como a praça de pedágio do Lote 1 em Balsa Nova (PR), também na BR-277, que recebe veículos da região Oeste, Norte e Noroeste.”
Conforme declarações do diretor de Operações do DER-PR, Alexandre Castro Fernandes, “no início da operação das praças de pedágio tivemos grandes gargalos de tráfego, principalmente na praça de Balsa Nova, em São Luiz do Purunã, mas essas são situações que podiam ser explicadas pelo ineditismo da situação. Agora, oito meses depois, não há motivo para que o mesmo se repita”.
Filas nas praças
Na ocasião, o DER do Paraná também solicitou à ANTT providências quanto às filas que têm se formado nos trechos que passam por serviços de conservação realizados pelas concessionárias. Nestas ocasiões o tráfego segue pela rodovia em operação ‘Pare-e-Siga’, mas ocasionando longos períodos de espera e reclamações por parte dos usuários.
Por se tratarem de concessões rodoviárias do governo federal, cabe à ANTT fiscalizar o andamento dos contratos, a qualidade dos serviços realizados, atendimentos prestados, e o cronograma de obras.
“Buscamos sempre aprimorar nossa atuação para garantir que as obras sejam entregues com eficiência máxima, minimizando os impactos na fluidez do tráfego”, diz o superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Roger Pêgas.
Segundo ele, as concessionárias serão orientadas a implementar estratégias específicas, como otimização dos horários de trabalho, planejamento de rotas, reforço na sinalização e melhor comunicação com os usuários.
Um acordo de cooperação técnica foi formalizado entre a ANTT, a SEIL e o DER-PR no início deste ano, possibilitando a participação dos órgãos estaduais na fiscalização, caso solicitado pela ANTT, com expectativa que isso ocorra para acompanhar o andamento das novas obras.
Pedágio automático
Usuários que passam pelas praças de pedágio em veículos de passeio são encorajados a utilizarem um serviço de tag, que é colocada no vidro dianteiro do veículo, garantindo cobrança automática da tarifa.
Além de reduzir o tempo gasto na cancela, ela também garante desconto ao ser utilizada e também desconto progressivo para usuários frequentes, que passam diariamente na praça.