Finalizada a obra de revitalização de 42 quilômetros da BR-367/BA
MELHORIAS: Finalizada a obra de revitalização de 42 quilômetros da BR-367/BA. Foto: Divulgação/Dnit

Rodovia, em trecho baiano, recebeu serviços diversos como recuperação do pavimento e melhorias na sinalização

Finalizadas as obras de revitalização em 42 quilômetros de extensão da BR-367/BA, considerada importante rota para o escoamento da produção de eucalipto que abastece o setor industrial da Bahia e também para o turismo no sul do Estado.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a rodovia recebeu melhorias significativas nos últimos meses. O trecho entre os km 122 e 164, de Itagimirim (BA) a Salto da Divisa, em Minas Gerais, foi totalmente revitalizado. Os investimentos foram de cerca de R$ 4,5 milhões.

Segundo o Dnit, entre as melhorias executadas estão a recuperação do pavimento com ações de tapa-buraco, remendo profundo, microrrevestimento, selagem de trinca. A sinalização horizontal também foi totalmente revitalizada. Ainda foram realizados outros serviços de manutenção rotineira como roçada mecanizada e limpeza dos dispositivos de drenagem. A ação garante aos usuários da BR-367/BA mais fluidez ao trafegar e segurança.

Importância

A BR-367 começa em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e termina em Gouveia, no estado de Minas Gerais, totalizando aproximadamente 762 quilômetros de extensão. No estado mineiro ela passa pelo Vale do Jequitinhonha, cortando as cidades como Almenara, Jequitinhonha e Salto da Divisa.

A rodovia é um corredor de transporte turístico e também de cargas, principalmente de eucalipto, que é cultivado em Minas Gerais e segue para as fábricas de celulose instaladas no estado baiano. Dessa forma, a estrada é importante para o escoamento de madeira, minérios, além do potencial turístico no sul da Bahia, já que chega até Porto Seguro (BA).