Finalizadas as melhorias do pavimento na rodovia dos Imigrantes (BR-070), em MT

De acordo com a concessionária responsável, após manutenção profunda, trecho de 28 km está preparado para período chuvoso

Finalizada a reconstrução de 28 quilômetros do pavimento da Rodovia dos Imigrantes (BR-070), que contorna Cuiabá (MT) e Várzea Grande (MT), trecho no qual os usuários que percorrem a região passam a contar com um percurso mais seguro e confortável.

As obras foram realizadas pela concessionária responsável pela rodovia, a Nova Rota do Oeste, e teve início após a troca de controle acionário em 4 de maio de 2023, com a assinatura da ordem de serviço de R$ 22,6 milhões pelo governador do Estado.

Segundo a concessionária, mais de 11 mil veículos trafegam diariamente no trecho, o que reflete em maior desgaste da pista e um desafio para os trabalhos de manutenção.

De acordo com o diretor de Engenharia da concessionária, Rodrigo Lovatto, as particularidades da Rodovia dos Imigrantes (BR-070) requerem atuação de forma estratégica, preparando o segmento para receber o tráfego intenso, principalmente no período chuvoso, sem a necessidade de grandes intervenções durante o escoamento da safra de soja.

Segundo a empresa, a recuperação da rodovia foi no trecho entre os km 495+500, em Cuiabá (MT) e 524, em Várzea Grande (MT). Nessa região, foram realizados dois tipos de recuperação: a funcional (em 23,5 quilômetros) e a estrutural (em 4,5 quilômetros). Por se tratar de um trecho muito movimentado, com a confluência do tráfego local com o de carga, as frentes de recuperação trabalharam no período noturno, das 19h às 4h.

PRONTA PARA AS CHUVAS: Nessa região, foram realizados dois tipos de recuperação: a funcional (23,5 km) e a estrutural (4,5 km). A partir de agora, a rodovia está preparada par ao período chuvoso. Foto: Divulgação/Nova Rota do Oeste

Conforme explicação da concessionária, a recuperação funcional é voltada para a restauração da camada superior do pavimento. A solução foi aplicada nos segmentos menos danificados, mas que precisavam ser preparados para o período chuvoso. Já a recuperação estrutural abrange as camadas mais profundas, incluindo base e sub-base, com recapeamento em CBUQ. Essa medida foi destinada aos pontos com danos intensos provocados pelo stress do pavimento em decorrência do tráfego.

A última recuperação intensa feita na Imigrantes ocorreu em 2017. Agora, a manutenção efetiva foi possível com a solução do contrato de concessão da BR-163 junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), culminando com a MT Par, empresa de economia mista do Governo de Mato Grosso, assumindo o controle da Nova Rota do Oeste.

De acordo com a concessionária, além da ordem de serviço para recuperação da Rodovia dos Imigrantes, foram assinadas outras quatro ordens de serviço para recuperação da BR-364, de Várzea Grande (MT) a Rosário Oeste (MT), e do norte da BR-163, de Diamantino (MT) a Sinop (MT).