Serviços foram realizados pela concessionária responsável, em Itabirito (MG)
A concessionária responsável pela BR-040. entre Belo Horizonte (MG) e Juiz de Fora (MG), concluiu na última semana a instalação da iluminação do Trevo de Moeda, em Itabirito (MG).
De acordo com a concessionária, a ação faz parte do Plano de 100 dias da empresa, que prevê 42 intervenções imediatas para melhorar as condições da rodovia e aumentar a segurança dos usuários.
Segundo a empresa, foram instalados 20 postes equipados com lâmpadas de LED, que melhora a visibilidade e a segurança no local, especialmente à noite e em dias de baixa luminosidade.
Além da iluminação, uma nova faixa de aceleração foi criada para facilitar o acesso dos motoristas que saem de Moeda em direção à BR-040, garantindo uma entrada mais segura na rodovia sem comprometer a fluidez do tráfego principal.
As intervenções no Trevo de Moeda incluíram também novas sinalizações com faixas de alta resistência à abrasão, microesferas com alta refletância e Linhas de Estímulo de Redução de Velocidade (LERVs), que têm como objetivo diminuir o risco de acidentes. As obras também utilizaram asfalto borracha, material que proporciona maior aderência e durabilidade ao pavimento, contribuindo para uma rodovia mais segura e eficiente.
Melhorias iniciais e investimentos na BR-040
Desde que assumiu a concessão do trecho, em 6 de agosto, a concessionária vem realizando uma série de melhorias para aumentar a segurança na BR-040.
Já foram realizados 2.439 atendimentos de emergência; recuperados mais de 17 quilômetros de pavimento; instaladas 200 novas placas de sinalização e aplicadas 7 mil toneladas de asfalto.
Além disso, foram removidas 30 toneladas de lixo e roçados 295 quilômetros de vegetação ao longo das margens da rodovia.
Segundo a concessionária, R$8,7 bilhões deverão ser aplicados ao longo de 30 anos, com foco na duplicação de 164 quilômetros, instalação de passarelas e melhoria da iluminação em áreas críticas. Mais informações no site da concessionária.
Será que é tão impossível duplicar pontes em Congonhas e colocar gard-rails na divisão de mãos de direção, segurança é um clamor em um trecho tão perigoso, Itabirito>Congonhas.
Deveriam fazer é canteiro central com paredes e não colocar aqueles ” cones ” na divisão de vias, assim evita colisão frontal
Está precisando de melhoria nos banheiros da parada , pois desde a concessionária antiga estão em péssimo estado.
Necessário com urgência de melhorias no trevo de Congonhas.
Iluminação, duplicação de viadutos. É o pior trecho da 040, em termos de SEGURANÇA, d essa região.