Finalizadas as obras do primeiro viaduto na BR-386/RS, em Nova Santa Rita
MAIS SEGURANÇA: Finalizadas as obras do primeiro viaduto na BR-386/RS, em Nova Santa Rita. Foto: Divulgação/CCR ViaSul

Obra de Arte Especial (OAE) está localizada no km 434+800

Na última semana, foram finalizados os trabalhos iniciais na região do primeiro novo viaduto no km 434+800 da BR-386, em Nova Santa Rita (RS).

De acordo com a concessionária responsável, diante do avanço no cronograma, de forma satisfatória, a empresa avalia, inclusive, antecipar algumas etapas das obras.

Duas etapas

Iniciadas em março deste ano, as atividades foram divididas em etapas diferentes para cada seção, sendo uma no km 434+800 e outra no km 435+500. Inicialmente, tais intervenções estão sendo realizados no primeiro local, em intervenção no fluxo da rodovia. Porém, a partir dos próximos meses o fluxo da rodovia deverá ser impactado, o que pode gerar atrasos no deslocamento de até 30 minutos nos horários de pico.

O cronograma de obras prevê que o início das atividades no segundo viaduto, no km 435+500, inicie a partir do 2º semestre de 2025 e aconteça simultaneamente, aos trabalhos em andamento no outro dispositivo no km 434+800.

A partir deste momento deverão ser verificados os episódios de maior lentidão em decorrência da concomitância das ações, principalmente nos horários de movimento mais acentuado (início da manhã e fim da tarde), exigindo maior atenção e programação por parte dos motoristas.

A gerente de Engenharia da CCR ViaSul, Letícia de Rezende, enfatiza que “apesar dos transtornos causados durante o período de obras, já a partir da conclusão do primeiro viaduto será possível perceber uma grande melhora na fluidez do tráfego e segurança na travessia de veículos no local“.

Conforme Resenda, quando do auge das obras serão designados para os trabalhos cerca de 200 trabalhadores em 12 frentes, com uma estimativa de utilização de mais de 100 máquinas, em investimentos previstos que superam R$ 100 milhões. Mais informações no site da concessionária.