FERIADO: O Sistema Anhanguera-Bandeirantes (SAB) deve receber aproximadamente 850 mil veículos durante a Operação Corpus Christi 2022, entre os dias 15 (quarta-feira) e 19 (domingo), entre saída e chegada à Capital. Foto: Aderlei de Souza

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), operações retomadas na segunda-feira (26) têm caráter educativo

As balanças das rodovias paulistas retomaram suas atividades na segunda-feira (26), mas sem autuações. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a fiscalização de peso é em caráter educativo, para alertar os caminhoneiros e as empresas de transporte de carga sobre a retomada da pesagem. A operação definitiva começa em 3 de novembro.

Ainda de acordo co o DER, em 3 de novembro, a fiscalização será efetiva e plaicará multas nos veículos caso descumpram as leis de trânsito referentes ao peso que transportam. As operações foram retomadas em todas as balanças do Estado, seja de rodovias concedidas ou não, que atualmente correspondem a 45 postos de pesagem fixos, 115 postos volantes e 10 IPNAs (Instrumentos de Pesagem não Automáticos).

A fiscalização de peso nos postos fixos normalmente é realizada 24 horas por dia e, nos postos volantes e INPA, diuturnamente.

Segundo o DER, veículos com excesso de pesso causam maior desgaste nas estradas e, consequentemente, aumenta os riscos de acidentes com outros veículos, sobretudo os leves.

Localização das balanças

A localização das balanças nas estradas de São Paulo pode ser vista no site do DER: http://www.der.sp.gov.br/WebSite/MalhaRodoviaria/PontoPesagem.aspx

De acordo com o DER, na retomada das operações, todas as medidas especiais recomendadas pelo Ministério da Saúda e da Organização Mundial da Saúde (OMS) estão sendo respeitadas. Os funcionários estão utilizando máscaras e luvas, além de fazerem uso do álcool em gel.

Outra questão, é referente ao treinamento que tiveram para manter o distanciamento adequado entre os agentes e os usuários. Os caminhoneiros também serão conscientizados sobre a importância na adoção das medidas preventivas para a contenção da transmissão do vírus e da importância em seguir a legislação sobre não exceder o peso e dimensões previstas no Código de Transito Brasileiro (CTB) e as regulamentações do Contran.

ORIENTAÇÃO: Os caminhoneiros estão sendo conscientizados sobre a importância de adotar as medidas preventivas para a contenção da transmissão do vírus e da importância em seguir a legislação sobre não exceder o peso e dimensões.