Cento e cinqüenta veículos foram vistoriados. Principais problemas detectados foram pneu careca, pára-brisa trincado e falta de equipamento
Cinqüenta e oito ônibus foram lacrados, na manhã de hoje, operação surpresa de fiscalização nos ônibus semi-urbanos localizados no ponto de estocagem do Estádio Mané Garrincha. Participaram da ação 20 fiscais do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Dos 150 veículos vistoriados, 58 foram apreendidos gerando, aproximadamente, 200 multas. Foram checados equipamentos obrigatórios, parte elétrica, estado de conservação, letreiros e quadros tarifários. A operação durou das 9h às 11h, e foi realizada pela Secretaria de Transportes do DF (Setrans).
Foram vistoriados veículos das empresas Santo Antônio, Taguatur Transportes e Turismo, Viação Anapolina e Vialuz. Os maiores problemas detectados foram pneu careca, pára-brisa trincado, assoalho solto e falta de equipamento obrigatório (cinto de segurança e extintor de incêndio). Segundo o secretário Alberto Fraga, esta é uma ação preventiva. “O período de chuvas está chegando e não podemos permitir que ônibus em péssimo estado de conservação circulem ameaçando a segurança do passageiro”, disse.
Os carros só voltarão a rodar, após corrigirem as irregularidades e passarem por nova fiscalização, na garagem do DFTrans, onde será retirado o lacre. Os ônibus irregulares foram lacrados e autuados de acordo com a Resolução n º 233 de 2003 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As multas variam de R$ 900 a R$ 4 mil. A fiscalização nos ônibus provenientes do Entorno foi possível graças a um convênio firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Secretaria de Transportes em 2005. O convênio tem validade até 2010.