A Renovias começa a distribuir na próxima quarta-feira (24/10), nas praças de pedágio da malha viária, folhetos com orientações para que os motoristas evitem atropelamentos. A ação faz parte da campanha de segurança 2007 da concessionária, que tem como slogan: Aposte na Vida – Olho Vivo na Estrada.

Nesta etapa, serão distribuídos 30 mil folhetos sobre esse tema. “A análise das vítimas fatais por tipo de acidente aponta que, em média, 30% das mortes no trânsito são decorrentes de atropelamento de pedestre e, desse total, 75% ocorrem no período noturno”, observa o gerente de operações de tráfego, engenheiro Rogério Cezar Bahú.

As ações da campanha tiveram início em janeiro, com a implantação de faixas-banner dupla-face em 12 pontos da malha viária, divulgando mensagens de reflexão sobre cuidados no trânsito. Até janeiro de 2008, serão distribuídos 400 mil folhetos com informações e orientações sobre direção segura. Além do tema atropelamento, estão sendo abordados sono, colisão traseira e álcool.

As campanhas de segurança integram o Programa de Redução de Acidentes (PRA), criado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), cujo principal objetivo é reduzir o número de acidentes, especialmente os que causam mortes. Essas ações são contínuas e serão realizadas ao longo da concessão.

PARA UMA VIAGEM TRANQÜILA

– Viaje com faróis acesos, inclusive durante o dia, porque os pedestres o verão com mais facilidade;

– Ao avistar placa de travessia de pedestres, diminua a velocidade;

– Chuva e neblina prejudicam a visibilidade. Trafegue em velocidade compatível com sua capacidade de visão;

– Com sono ou sob efeito de álcool, não dirija. A alteração da percepção e dos reflexos aumenta os riscos de acidentes.