Um dos assuntos debatido na reunião realizada na sede da ABDER, que criou o Fórum Permanente Pró-Rodovias, foi a questão do aumento do peso por eixo e os estragos que isso tem provocado nas rodovias. O Ministério dos Transportes já havia proposto ao CONTRAN que retornasse a tolerância do peso por eixo a 5%, o que não foi acolhido pelo órgão, que, em janeiro de 2013, publicou no diário oficial da união, a resolução nº 430/2012 corrigida, prorrogando até 31 de dezembro de 2013 o prazo de tolerância dos 7,5%.

O superintendente da ABDER Eng. Júlio Xavier Rangel, preparou um minucioso trabalho com explicações sobre os riscos dos limites fixados em 7,5% de peso bruto transmitido por eixo de veículos e o que isso provoca nas desgastadas rodovias, pontes e viadutos por todo o Brasil. Segundo especialistas, o retorno aos 5% de tolerância por eixo, cobre eventuais erros de pesagem nas balanças e os efeitos dos excessos de carga sobre a durabilidade dos pavimentos. No dia 17 de setembro, Júlio participou de reunião com o Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes Miguel Masella, quando apresentou o trabalho, que também será levado à próxima reunião do CONTRAN.

Essa iniciativa faz parte da decisão do Fórum Permanente Pró-Rodovias, dando início aos contatos e articulação com o Ministério dos Transportes e Governo Federal, na tentativa de viabilizar uma solução nacional para as dificuldades do setor rodoviário.