A construção da nova praça de pedágio no Km 147 da Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-340), em Santo Antonio de Posse, está parada e não há previsão de quando será retomada. Durante a execução da obra, que vai desmembrar a praça de pedágio de Jaguariúna, os engenheiros identificaram que há necessidade de remoção de um gasoduto de alta pressão da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), às margens da rodovia, no sentido Campinas- Mogi Mirim.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) negou que a obra esteja parada. O órgão diz que a construção passa apenas por um período de ajuste nas interferências que surgem em qualquer obra. Alegou também que os trabalhos iniciados em agosto do ano passado já avançaram diversas etapas, incluindo os serviços de terraplanagem e medições geológicas e técnicas. A Artesp informou também que a licença ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já foi concedida.

Em agosto do ano passado, quando a obra teve início, a Artesp não definiu um prazo oficial para a inauguração, mas tinha a expectativa de conclusão da nova praça de pedágio em janeiro deste ano. A concessionária Renovias — que administra a rodovia e é responsável pela execução dos serviços — já solicitou a remoção dos dutos, pois haverá uma movimentação maior de veículos no local e será necessário também ampliar a largura das pistas em um trecho de 800 metros.

Luis Henrique Gross, superintendente de relações institucionais da Comgás, disse que um estudo já foi apresentado à Renovias, sugerindo o reforço da segurança com a colocação de placas de concreto na região dos dutos, um projeto idêntico ao aplicado na marginal Tietê, em São Paulo. Esse reforço, segundo Gross, seria uma opção segura e viável, além de evitar a remoção dos dutos no trecho — medida que atrasaria ainda mais a obra. O início das intervenções no local depende, agora, da aprovação da proposta feita pela Comgás.

Desde julho do ano passado, quando houve a decisão de desmembrar a praça de pedágio de Jaguariúna, o local de implantação foi alterado duas vezes pela Artesp. Primeiro, a nova praça de pedágio foi definida para o Km 152,5, em Mogi Mirim, e no mês seguinte, foi indicada para o Km 145,5. Nestes dois locais houve uma análise técnica que constatou a inviabilidade de construção porque os locais apresentavam desníveis, condições topográficas inadequadas e aspectos ambientais desfavoráveis. No Km 152,5, em Mogi Mirim, havia também uma possibilidade de rota de fuga do pedágio.

Além dessas constatações, a informação de que a nova praça seria implantada no Km 145,5, em Santo Antonio de Posse, desagradou 60 agricultores e produtores rurais da região, que ficariam ilhados e teriam prejuízos. O prefeito de Santo Antonio de Posse, Norberto de Olivério Júnior (PPS), foi pessoalmente apresentar o problema e fez a proposta de alteração para o Km 147,2, que acabou aprovada.

Depois de pronta a nova praça de pedágio, o valor das tarifas nas duas praças deverá totalizar o valor cobrado na praça de Jaguariúna. Atualmente, a tarifa no local é de R$ 8,20 em cada sentido para veículos de passeio e o mesmo valor por eixo para veículos comerciais. Estudos apontam que a tarifa na praça de Jaguariúna deverá ser menor que a de Santo Antonio de Posse.