As ações desenvolvidas pela Gestão Ambiental das obras da BR-116/392, realizadas pelo DNIT, foram apresentadas por videoconferência, no México, durante o painel – Diálogos para La Gobernanza Ambiental en Jalisco.

O convite do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO), Universidad Jesuita de Guadalajara, no México, para a exposição do trabalho realizado na supervisão e execução dos Programas Ambientais, durante a duplicação da rodovia, representa um reconhecimento internacional à Gestão Ambiental da BR-116/392.

O evento teve como objetivo abrir espaço para a discussão de questões relacionadas ao meio ambiente e as políticas necessárias às gestões, seja no uso dos recursos naturais ou dos impactos sofridos pela natureza em função das atividades humanas. Segundo o organizador e moderador do evento, professor do ITESO, Johann Wilhelm Gottschalk, é extremamente positivo pôr na pauta a experiência brasileira com a gestão ambiental de rodovias, em especial no que se refere ao monitoramento da fauna, a exemplo do trabalho realizado na BR-116/392.

Durante duas horas, os coordenadores dos Programas Ambientais e de Monitoramento da Fauna da BR-116/392 participaram do diálogo transmitido ao vivo pelo site da Universidad e pelo Youtube. No México, participaram representantes de entidades ligadas ao setor. No auditório onde ocorreu o evento estiveram presentes diversos estudantes do Instituto e demais interessados no tema.