HABILIDADE: Gincana do Caminhoneiro chega a Santa Catarina na BR-101. Fotos: Divulgação

De acordo com a organização, evento acontece em Joinville e Garuva com atendimento de saúde aos estradeiros

A 29ª Gincana do Caminhoneiro chega a Santa Catarina nesta quinta-feira (30) promovendo ações em Joinville, no Posto Zandona 5, no Km 47 da BR-101 com serviços de saúde, orientando os profissionais da estrada sobre práticas individuais, como uso de máscaras, higienização pessoal e da cabine, por exemplo. Além disso, o evento também terá exibição de vídeos do Cinema Rodoviário da PRF, que tem como foco a segurança no trânsito.

De acordo com os organizadores, duas comitivas rodam simultaneamente desde junho, e já visitaram Minas Gerais, São Paulo e Paraná, onde 3.196 transportadores rodoviários de carga estiveram presentes, dos quais 3.196 participaram de atendimentos de saúde e 1398 tiveram a oportunidade de colocarem suas vacinas em dia.

Nesta sexta-feira, os caminhoneiros que passarem pelo Posto Zandona 5 poderão usufruir dos atendimentos oferecidos pelos colaboradores do Sest/Senat, da ANTT e apoio dos agentes da PRF, que vão realizar teste de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, além de cuidados com obesidade, hipertensão e aplicação de vacinas (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde do município).

Já nos dias 4 e 5 de agosto, a equipe da Gincana do Caminhoneiro estará em Garuva, no Posto Zandona 6, no Km 10 da BR-101 oferecendo os mesmo serviços aos motoristas, que inclui também o desafio de ir para a pista da arena, onde receberá, na prática, orientações necessárias para embarcar em uma viagem. Será então convidado pelo instrutor a percorrer um trajeto demarcado por cones, se preocupando em desviar deles e mostrando destreza nas manobras para concluir a pista.

De acordo com os organizadores, o caminhoneiro que tiver a melhor performance em cada etapa está automaticamente classificado para a segunda semifinal do evento, que acontecerá no dia 13 de setembro, na cidade baiana de Santo Estevão, quando 18 melhores tempos realizadas da 19ª a 36ª etapas, estarão reunidos para disputar cinco vagas para a semifinal da Gincana do Caminhoneiro,prevista para março de 2021, quando o grande vencedor levará para casa um caminhão IVECO Tector zero km.

Para participar da Gincana do Caminhoneiro – que opera com responsabilidade, respeitando os limites de distanciamento social, regras dentro do novo contexto social – o caminhoneiro deve apresentar CNH categorias C, D ou E.

Embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro   o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

SAÚDE: Ação no Posto Zandona, na BR-101, inclui testes de saúde em todos os participantes.

Vale dizer que a 29ª Gincana do Caminhoneiro estará nas estradas durante dez meses, desde meados de junho até março de 2021, percorrendo mais de 27 mil km.  Serão 90 etapas nas cinco regiões do Brasil, realizadas nos postos Petrobras da Rede Siga Bem, ou seja, 90 oportunidades para o caminhoneiro contar com um ponto de apoio nesse momento, cuidar da saúde e ainda tentar sua classificação.

Confira outras etapas e a programação da temporada acessando o site: www.gincanadocaminhoneiro.com.br .