O grupo Áurea, da família Constantino – dona da empresa aérea Gol, confirmou ter comprado a empresa de transporte rodoviário Penha. A empresa pertencia ao grupo Itapemirim, do empresário Camilo Cola. O negócio fechado há mais de 20 dias mas somente foi divulgado agora pela imprensa.

Por R$ 120 milhões a direção da Penha mudou de mãos. Nenê Constantino, o patriarca da família, construiu sua fortuna exatamente com ônibus. Atualmente, seu nome tem sido mencionado num suspeito negócio envolvendo o senador Joaquim Roriz.

A Viação Penha nasceu em Curitiba nos anos 60 e foi incorporada pela Itapemirim em 1973. A companhia tem uma frota de aproximadamente 400 ônibus e linhas em todo o Brasil, com exceção da região Norte. A empresa tem um faturamento anual de cerca de R$ 100 milhões.

A venda para o grupo Áurea, no entanto, ainda terá de obter autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo o órgão, a companhia está em nono lugar no ranking das maiores companhias de transporte rodoviário de passageiros.