O governador Eduardo Campos reuniu-se ontem com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, para avaliar o andamento das obras do PAC em Pernambuco. O foco da reunião foi o metrô do Recife, cuja expansão até Suape é um dos projetos da atual gestão de impacto social imediato.

Participaram do encontro representantes dos ministérios das Cidades, da Fazenda (o secretário-executivo da Receita, Jorge Rachid) e do Planejamento, além de dirigentes da CBTU. Durante cerca de duas horas, foram analisados detalhes operacionais da estrutura existente e as possibilidades criadas com as obras de expansão. Pelo lado do Estado, esteve presente o secretário das Cidades, Humberto Costa.

“É importante alinharmos continuamente os projetos, para que não percamos de vista as tarefas de cada um”, comentou Eduardo logo depois de sair da reunião, que tratou também dos investimentos necessários à garantia da auto-sustentabilidade do metrô, condição indispensável para a futura estadualização da empresa. Durante a reunião foi definida a criação de grupo técnico para analisar novos projetos de expansão, com a participação de técnicos dos diversos ministérios e do Governo estadual.

Além da reunião na Casa Civil, Eduardo visitou outros ministérios na Esplanada. No Ministério do Desenvolvimento Agrário, reuniu-se com Guilherme Cassel e obteve a liberação de R$ 7 milhões para a reestruturação da assistência técnica no Estado, impulsionamento de programa de distribuição de sementes e para a capacitação de técnicos. “O objetivo é reforçar a capacidade produtiva da agricultura familiar de Pernambuco por meio do apoio aos trabalhadores assentados em projetos mantidos pelo ministério”, informou o governador que foi acompanhado na audiência pelo secretário da Agricultura, Ângelo Rafael. Eduardo Campos esteve ainda com o ministro Geddel Vieira Lima, para discutir formas de participação do Estado no esforço para a aceleração da transposição do rio São Francisco. E com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, com quem discutiu detalhes dos projetos para a duplicação das rodovias BR-104 e BR-408.