A construção da PI-225 viabiliza o acesso a Santa Cruz dos Milagres

O governador Wellington Dias vai inaugurar, nesta quarta-feira (10), a PI-225, que liga o entroncamento da BR 316 em direção aos municípios de São Miguel da Baixa Grande, São Félix do Piauí e Santa Cruz dos Milagres. A estrada tem 59 km, com um investimento de R$ 7.525,000. Isso significa a realização de um sonho tanto para quem vive na região, que antes ficava isolada devido às precárias condições de acesso, quanto para os romeiros que visitam o santuário anualmente. Entre São Miguel da Baixa Grande e São Felix, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também está construindo uma ponte sobre o Riacho Dantas.

A construção da PI-225 viabiliza o acesso a Santa Cruz dos Milagres, cidade que recebe um dos maiores fluxos de romeiros de várias regiões do Piauí e do Nordeste. Gente como a doméstica Antônia Custódio dos Santos, 48 anos, que mora em Teresina e há 25 anos vem a Santa Cruz anualmente pagar promessa. “Nos primeiros oito anos, vim a pé, depois passei a vir de ônibus e com a estrada ficou muito melhor. Antes isso aqui era só poeira, sem falar na redução do tempo de viagem. Antigamente, até a luz era no motor, agora tem energia, água encanada e calçamento, as condições melhoraram muito”, diz a romeira.

Se para os romeiros a obra é motivo de alegria, para quem vive na região a estrada é a concretização de uma aspiração de décadas. O aposentado Lourival Lopes do Nascimento, 64 anos, que mora em frente à estrada de São Felix, diz que acabou a poeira. “Vi concretizado o sonho de ter uma estrada passando em frente a minha casa”, diz ele. A ambulante Francisca Pereira, 50 anos, que trabalha com uma barraca durante o período dos festejos e mora próximo ao riacho Dantas, compara as mudanças. “Melhorou muita coisa, especialmente neste período, que depois do dia 10, recebe uma grande quantidade de ônibus de romeiros”, diz ela.

Santa Cruz também recebe romeiros de vários estados vizinhos, como a costureira Maria Adelaide Teixeira, 57 anos, que veio de Novo Horiente, no interior do Ceará. “Com a estrada e a urbanização do complexo dos romeiros, melhorou muito. Essa é a terceira vez que venho do Ceará pagar uma promessa por minha filha”, diz ela, que veio em um grupo de 11 pessoas.

Mais obras para Santa Cruz dos Milagres

O governador desembarca às 8h em Passagem Franca do Piauí, onde visita as obras de construção do estádio municipal e a reforma do mercado público, que estão sendo construídas pela Secretaria de Infra-Estrutura do Governo do Estado.

Depois segue para o entroncamento da BR 316 com PI-225, em São Miguel da Baixa Grande, onde inaugura o trecho entre São Miguel e o entroncamento com a BR 316 e visita o canteiro de obras da ponte sobre o Riacho Dantas. Em seguida faz o descerramento da placa inaugural no trecho São Felix do Piauí – Santa Cruz dos Milagres e, às 13h10, chega a Santa Cruz dos Milagres, onde faz o descerramento da placa inaugural e visita as obras de urbanização do santuário que estão sendo construídas em parceria entre o Governo Federal e Prefeitura Municipal.

Em Santa Cruz dos Milagres, o governador assina lançamento do edital para urbanização da Orla do Rio São Nicolau e a ordem de serviço para construção de um estacionamento de apoio aos romeiros na Fazenda Galiléia, em frente à rodoviária dos pobres. As duas obras serão feitas em parceria entre a Secretaria de Turismo e Ministério do Turismo.