Frota destinada a transporte de carga deverá usar hidrogênio produzido no Brasil a partir de fontes sustentáveis; projeto faz parte do compromisso global da GWM de atingir a neutralidade de carbono até 2045
O Governo de São Paulo firmou nesta terça-feira (25) um acordo com a Great Wall Motor Brasil (GWM) de desenvolvimento de projetos para introdução de frotas movidas a hidrogênio no estado. O novo complexo automotivo em Iracemápolis (SP) terá capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e vai gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025.
O compromisso foi firmado durante visita do governador Tarcísio de Freitas à planta da GWM na Região Metropolitana de Piracicaba (SP). O termo de engajamento é implementado por intermédio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Governo do Estado.
“São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga. Será uma revolução no transporte brasileiro, a tecnologia está aí e, com uma dose de incentivo, vamos ter usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde”, afirmou Tarcísio.
“Com um investimento total planejado de R$ 10 bilhões de reais no nosso estado, a GWM está trazendo tecnologia e também mais 2 mil empregos”, acrescentou.
Pelo acordo, o Estado e a GWM vão estudar conjuntamente a implantação de uma rota logística para veículos a hidrogênio e identificação de parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol. O Governo de São Paulo também se compromete a engajar as universidades estaduais na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes.
“Acreditamos que o Brasil vai continuar se consolidando como referência global em matriz energética sustentável. A GWM pretende contribuir com o desenvolvimento das melhores tecnologias de eletrificação no país utilizando a liderança industrial do estado de São Paulo”, diz Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.
A gestão comandada por Tarcísio assumiu o Governo de São Paulo com o compromisso de liderar a transição energética no Brasil, seja por meio de parcerias e fomento à iniciativa privada como por incentivos a pesquisas e projetos científicos desenvolvidos em universidades e institutos vinculados ao Estado.
Com a diversificação da matriz energética a partir de fontes renováveis e redução do uso de combustíveis fósseis, São Paulo se posiciona na vanguarda da tendência global de desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, o Governo do Estado também reforça a adesão a conceitos ESG de governança ambiental, social e corporativa aplicados à gestão pública.
“Estamos comemorando o êxito de uma conversa que já começamos há cinco meses. Além de agradecer a todos, estou muito otimista pelo o que vamos fazer, principalmente o desenho do desenvolvimento equilibrado regionalmente, seguindo uma diretriz do governador Tarcísio. E estamos rodando por todas as regiões”, disse o secretário Jorge Lima.
Parceria estratégica
A parceria entre o Governo de São Paulo e a GWM é estratégica para ampliar a produção e uso de veículos e equipamentos à base de energia verde no Brasil. Maior montadora chinesa de capital 100% privado, a companhia está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos para toda a América Latina.
A previsão da montadora é iniciar a fabricação dos novos modelos em 2024, com um portfólio baseado em picapes médias e SUVs híbridos e flex. A GWM está priorizando novas fontes de energia, como biocombustíveis e motores elétricos ou a hidrogênio, em substituição à gasolina e ao diesel. A fábrica de Iracemápolis (SP) deverá ser a maior da GWM no hemisfério ocidental.
De acordo com o governo de SP, o projeto terá a duração de um ano e contará com o apoio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do Governo do Estado, para mapear e coordenar a interlocução entre os diferentes stakeholders da iniciativa privada e representantes do poder público.
Rota paulista
A criação de uma rota paulista de veículos a hidrogênio faz parte dos projetos internacionais da GWM que estão alinhados com o compromisso global da empresa de atingir a neutralidade de carbono em todos os seus mercados mundiais até 2045.
James Yang acredita que “a GWM do Brasil pode inclusive contribuir para o atingimento dessa meta antes do prazo limite, devido ao protagonismo do Brasil na geração de energia elétrica renovável e forte vocação para a produção de biocombustíveis e hidrogênio verde“.
Durante sua visita pela linha de montagem, Tarcísio de Freitas foi apresentado às diferentes tecnologias que a GWM dispõe na China e poderão ser produzidas no Estado de São Paulo nos próximos anos, como veículos híbridos tradicionais, híbridos plug-ins, elétricos e movidos a hidrogênio.
A GWM no Brasil e no mundo
Posicionada como uma companhia global, inteligente e tecnológica, a GWM investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, que terá apenas SUVs e picapes eletrificados e conectados. Apenas na primeira fase do projeto, que teve início em 2022, serão investidos R$ 4 bilhões até 2025. A fábrica da GWM em Iracemápolis terá sistema de produção inteligente e capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano.
O primeiro modelo comercializado no Brasil será o SUV híbrido Haval H6, atualmente em fase de pré-venda, suportado pela inauguração dos 50 pontos de venda e serviços da GWM Brasil, que será feita ao longo deste ano.
Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.
Entregas dos primeiros modelos no Brasil
No mês em que a GWM Brasil inicia a inauguração da sua rede de concessionárias no país, a montadora promoveu a entrega oficial dos veículos que foram adquiridos pelos dois primeiros clientes da marca, em evento realizado no último dia 12 em Balneário Camboriú (SC).
Moradores de Santa Catarina, os dois compradores receberam as chaves das mãos dos executivos da GWM e do Grupo Dimas, que é o partner responsável pela instalação das concessionárias da marca no Estado.
Coincidentemente, os modelos escolhidos por Luiz Fernando de Marchi, de Blumenau (SC), e Nilsomar Mistura, de Balneário Camboriú (SC), são da mesma versão e cor: Haval H6 Premium HEV com pintura Cinza Diamante. Também é a primeira vez que os dois compradores tiveram a oportunidade de ser proprietários de um modelo híbrido.
Concessionária previstas em 2023
A previsão da GWM é que as primeiras concessionárias da marca abram suas portas a partir de abril, para expandir sua rede autorizada ao longo do ano com inauguração até o final do segundo semestre de um total de 50 concessionárias.
O consumidor terá a opção de escolher entre comprar com a concessionária ou diretamente no canal digital da GWM, que nesta fase de pré-venda será feita em parceria com o Mercado Livre.
Os modelos híbridos Haval H6 Premium HEV, Haval H6 Premium PHEV e Haval H6 GT PHEV estão sendo vendidos em abril ainda com preços promocionais de R$ 209 mil, R$ 269 mil e R$ 299 mil, respectivamente. Os valores são os mesmos para qualquer estado brasileiro, independentemente do frete ou da cor escolhida.
Com informações da GWM e do Governo de SP