Governo define consórcio que fará acesso da BR-267, em MS, até entrada da Rota Bioceânica
HOMOLOGAÇÃO: Publicado no Diário Oficial, nessa quinta (16), o aviso de homologação e adjucação pelo DNIT, que define o vencedor da licitação para a construção do acesso à ponte sobre o rio Paraguai, entre Brasil e Paraguai. Foto: MOPC/Divulgação

Documento foi publicado pelo DNIT, no Diário Oficial da União (DOU), nessa quinta-feira (16)

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nessa quinta-feira (16), o aviso de homologação e adjucação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que define o vencedor da licitação para a construção do acesso à ponte sobre o rio Paraguai, entre Porto Murtinho (MS) e o Porto Maria Carmelo Peralta, no Paraguai.

De acordo com o Dnit, a obra que marca a entrada da Rota Bioceânica, acesso rodoviário de 13 quilômetros que ligará a BR-267, em Mato Grosso do Sul, à ponte internacional sobre o Rio Paraguai, terá início em breve.

Segundo o documento, o Consórcio PDC Fronteira, formado pela Construtora Caiapó e pelas empresas DP Barros – Pavimentação e Construção e Paulitec Construções, será o responsável pela obra, que deve ser concluída em até 26 meses. O investimento é de  R$ 472.410.911,22.

Ainda de acordo com o Dnit, o consórcio será responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, e execução das obras de implantação e pavimentação do acesso à ponte internacional sobre o rio Paraguai, contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267/MS e centro aduaneiro de controle de fronteira.

De acordo com o secretário sul-mato-grossense, Jaime Verruck, titular da pasta de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), trata-se de um processo de extrema relevância para o Governo do Estado com o apoio do Governo federal. “A obra compreende o Contorno Rodoviário Norte em Porto Murtinho (MG) com o acesso à Ponte Internacional Brasil-Paraguai e respectivas instalações aduaneiras para o Centro Integrado de Controle de Fronteira, na rodovia BR-267”, explicou.

Conforma consta no projeto, a construção terá 13,1 quilômetros de extensão, entre os km 678+100 e 691+200.

Os valores serão divididos como sendo 50% para o acesso e 50% para o Centro Alfandegário. “Isso é recurso federal e mostra que o Governo brasileiro priorizou isso o que é muito importante. Esta é a grande obra de estrutura do Governo brasileiro dentro da Rota“, frisou Verruck.

Sobre o prazo de execução da obra, Verruck disse que deve ocorrer no primeiro semestre de 2026. “A ponte está mais adiantada com 40% da obra realizada, e deve ser entregue no segundo semestre de 2025. Já em relação ao acesso, a nossa previsão é que esteja finalizado no primeiro semestre de 2026, o que não interfere em nada no cronograma oficial de inauguração da Rota“, pontuou.

Com informações da Ascom da Semadesc