A partir deste domingo (09), os usuários da BR-277 já poderão trafegar pela nova duplicação da rodovia, no trecho de Campo Largo, sentido Curitiba. Neste momento, a liberação acontece nos primeiros sete quilômetros do contorno, que beneficia especialmente o tráfego local e motoristas que precisam fazer o retorno à capital. Também serão abertos acessos por três viadutos – uma trincheira já havia sido liberada. Os trabalhos estão prontos e já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fez a liberação.

O trecho faz parte do Contorno de Campo Largo. O contorno é uma parceria do Governo do Paraná com a concessionária RodoNorte, que investe R$ 70 milhões. A obra ficará totalmente pronta em junho deste ano. Já foram concluídos mais de 80% dos trabalhos. “Esta é uma obra importante, que acaba com um gargalo da rodovia, evitando filas em período de safra e retirando o tráfego pesado da região central de Campo Largo”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O percurso restante da obra inclui quatro quilômetros, uma nova ponte sobre o rio Itaqui e mais uma trincheira – em fase adiantada. Por meio desta interligação, todo o tráfego pesado que hoje atravessa Campo Largo, onde há radares, lombadas, semáforos e um forte conflito com o tráfego urbano, será desviado para fora da cidade.

LOCALIZAÇÃO – A liberação dos primeiros sete quilômetros permite o tráfego no sentido Curitiba e está localizada no bairro Itaqui de Cima (entre a trincheira no Km 121+800, rua Luiz Rivabem) e o Km 115, bairro Rondinha, na saída da cidade. As novas alças dos viadutos dos Kms 118, 116 e 115 também passam a dar acesso à rodovia e à cidade pelas ruas Caetano Munhoz da Rocha, Ema Turner e Natal Pigatto.

OBRA – O contorno de Campo Largo estava previsto no contrato de concessão com a CCR RodoNorte e foi antecipado pelo Governo do Estado, sendo custeada através das tarifas de pedágio. Os investimentos são de R$ 70 milhões na infraestrutura da rodovia, com a construção de 11 quilômetros de novas pistas, duas trincheiras, um viaduto, uma ponte e a modernização de dois viadutos.

No contrato original, a obra estava prevista para ser concluída em 2015 – tendo seu término adiantado em um ano. A obra vai reduzir acidentes na cidade e dar mais fluidez ao tráfego entre o interior e Curitiba, beneficiando diretamente o transporte de produtos de todo o estado em direção ao Porto de Paranaguá.

MAIS OBRAS NA RMC – Outra obra já em andamento na Região Metropolitana de Curitiba é a duplicação de 6,5 quilômetros da Rodovia da Uva (PR 417), entre Curitiba e Colombo. Além das pistas duplicadas, serão feitos canteiro central, iluminação, semáforos, calçadas com rampas de acesso e ciclovia. O investimento do governo estadual é de R$ 35 milhões. A duplicação foi iniciada no final de 2013 e a empresa responsável tem 20 meses para concluir a obra.

Até o fim de 2014 serão destinados R$ 420 milhões para a construção de contornos e duplicações na RMC. Entre as obras previstas estão a duplicação da PR 415 (Pinhais/Piraquara); da Rodovia dos Minérios (Curitiba/Rio Branco do Sul) e a pavimentação da PR 092, que liga Cerro Azul e Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira.